Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Novembro Preto

Novembro Preto: Influenciadora Dienny Walser lista seis filmes sobre esse tema que todos devem ler

Entre as indicações da Dienny Walser estão os filmes '12 anos de escravidão' e 'Corra!'

Máxima Digital Publicado em 15/11/2021, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Novembro Preto: Influenciadora Dienny Walser lista seis filmes sobre negritude que todos devem ler - Instagram
Novembro Preto: Influenciadora Dienny Walser lista seis filmes sobre negritude que todos devem ler - Instagram

Novembro é o mês que se comemora o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Essa data é a que marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um importante líder que simboliza a luta contra escravidão.

Para refletir sobre essa data tão carregada de significados, a influenciadora Dienny Walser selecionou seis filmes que podem te ajudar a entender o porquê dessa celebração. Confira!

12 Anos de Escravidão (2014)

Já considerado um clássico, o filme é baseado na história real do músico Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro nascido livre nos Estados Unidos no século XIX, mas que é sequestrado e vive como escravo durante 12 anos. O longa expõe cenas fortes da exploração negra e de como os homens e mulheres escravizados eram tratados pela elite branca.

Estrelas Além do Tempo (2016)

O longa retrata a história real das cientistas afro-americanas da NASA, Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson. Elas foram cruciais para que o primeiro homem americano fosse ao espaço, em plena Guerra Fria e corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética. "Toda vez que temos a chance de avançar, eles mudam a chegada", afirma uma das protagonistas do filme que mostra a luta contra o racismo e o machismo na NASA.

Histórias Cruzadas (2012)

A história, baseada no livro best-seller “A Resposta (The Help)”, dá voz às empregadas domésticas negras dos Estados Unidos nos anos 1960. Na trama, a jovem jornalista inconformada com a realidade Skeeter (Emma Stone) escreve um livro no qual expõe as histórias de Aibileen (Viola Davis) e Minny (Octavia Spencer) e outras empregadas sobre as injustiças, racismo e perseguições vividos por elas no ambiente de trabalho e na sociedade segregada. O livro abala o status quo do Mississipi e chama a atenção para a luta dos direitos civis.

Django Livre (2012)

A releitura de Quentin Tarantino do clássico do faroeste retrata a história de Django (Jamie Foxx), um ex-escravo que, agora livre, busca a esposa que ainda se encontra escravizada em alguma fazenda dos Estados Unidos no final do século XIX. Nessa jornada, o protagonista se depara com as teorias racistas pseudocientíficas da época e outros absurdos do período escravocrata.

Corra! (2017)

O terror psicológico Get Out explora o racismo velado ainda presente na sociedade. A trama começa quando o jovem negro Chris (Daniel Kaluuya) viaja para conhecer os pais de sua namorada branca de família tradicional. O que no começo parece apenas racismo velado se torna um final de semana terrível após Chris descobrir segredos da família da namorada.

Ó paí, Ó (2007)

Protagonizado por Lázaro Ramos, o filme, baseado numa peça de teatro que também deu origem a uma série, explora a realidade de um cortiço no centro histórico do Pelourinho, em Salvador, na Bahia. Em meio a alegria do Carnaval e as brigas do dia a dia, o filme denuncia os conflitos raciais, violência e desigualdade contra a população negra em Salvador.