Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Carreira

Vida profissional: o que o seu Facebook diz sobre você?

Confira dicas incríveis para ter uma imagem profissional nas redes

Máxima Digital Publicado em 21/04/2019, às 18h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Facebook influencia na sua carreira - Shutterstock
Facebook influencia na sua carreira - Shutterstock

Me diz qual o perfil que eu te digo quem é! As redes sociais hoje são fundamentais para construir a sua imagem – e definir o que as pessoas pensam de você.

“Procurar o perfil do candidato nas redes é uma ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada pelas empresas para saber mais sobre a pessoa, e pode ser decisivo em processos seletivos”, explica Renan Caixeiro, diretor da agência de mídias digitais E-Dialog.

Na sequência, Máxima Digital separou dicas incríveis para ter um perfil de dar inveja e conquistar qualquer vaga!

1. PESQUISE SEU NOME NO GOOGLE
“O primeiro passo é mapear tudo que tem sobre você na internet. É incrível o que as pessoas encontram! Contas em redes sociais antigas como Fotolog, Orkut, comentários em blogs... dá pra encontrar muita coisa”, alerta Renan. Desabafou sobre a vida naquele blog antigo? Fez um álbum de fotos que o seu empregador não precisa ficar sabendo? Essa é a hora de encontrar tudo isso!

2. APAGUE O QUE COMPROMETE
O Facebook disponibiliza a opção de tornar privadas suas fotos, isso ajuda a manter sua vida pessoal um pouco mais restrita e fora dos olhares da chefia. “Bloquear as postagens no Face é uma primeira medida, mas não garante proteção total. As pessoas tem a impressão de que estão falando para algumas pessoas nas redes sociais, mas estão na verdade gritando para o mundo”, explica o especialista. Comentários ofensivos também pegam muito mal: as empresas não associam seu nome com pessoas que emitem julgamentos racistas ou homofóbicos. Falar mal do chefe da antiga empresa? Nem pensar! Apague das suas redes qualquer coisa que possa gerar uma impressão errada.   

3. PERFIL COMPLETO
Tão importante quanto evitar uma impressão errada, é passar a mensagem certa! Construir um perfil profissional pode ser um diferencial para conseguir a vaga. “Troque a foto de perfil se ela for muito antiga e evite fotos de biquíni, assim seu possível empregador não vai ter uma ideia equivocada da sua idade que possa te prejudicar”, acrescenta Renan. Repercutir notícias atuais mostra que você está informada e também pega bem na rede, guarde aquela fofoca sobre famosos pra contar pessoalmente pras amigas!

4. SE JOGUE NO LINKEDIN
Sem aquela descontração do Facebook, o Linked In é uma rede social específica para trabalho: ao invés de fotos, você posta no seu perfil suas experiências de trabalho, como um grande CV online. “Com mais de 20 milhões de usuários no Brasil, o Linked In pode ser útil para conseguir um emprego ou aumentar seus contatos. Se você fez um curso mega específico, vale a pena colocar no seu perfil! O empregador pode buscar essa palavra chave e encontrar você”, indica Renan. Você se cadastra gratuitamente e pode seguir as empresas que te interessam, além de participar de grupos que divulgam vagas.