Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Leveza e equilíbrio

MÊS DA MULHER: "A prática de Yoga é um convite para você se conectar com o seu coração", pontua Pri Leite, dona do maior canal de Yoga do Brasil

Entrevistamos a mãe, professora de Yoga, empresária, esposa e criadora de conteúdo Pri Leite e tudo que ela falou sobre a prática deixou nosso 'coração quentinho'; vem ver

Marina Pastorelli Publicado em 12/03/2021, às 14h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"A prática de Yoga é um convite para você se conectar com o seu coração", pontua a yogini Pri Leite - Instagram/ @PriLeiteYoga
"A prática de Yoga é um convite para você se conectar com o seu coração", pontua a yogini Pri Leite - Instagram/ @PriLeiteYoga

Já há alguns anos o termo 'saúde mental' tem ganhado força na internet e na vida das pessoas. Olhar para dentro, reconhecer a importância de se cuidar e estar bem consigo nunca foi tão importante quanto é atualmente -- principalmente em tempos de coronavírus.

E como falar de saúde mental sem falar de Yoga, a prática que salvou (e continua salvando) inúmeras vidas durante o confinamento? E mais do que isso: como falar sobre Yoga sem mencionar Pri Leite, a dona do maior canal do Youtube da modalidade no Brasil?

Antes do caos de 2020, esse nome, Pri Leite, já era conhecido entre os apaixonados pela Yoga, mas tudo tomou uma proporção muito maior quando a busca pelo equilíbrio e pela leveza virou a maior meta dos brasileiros durante uma das maiores pandemias da história. 

"A vontade de ter parado com o canal - que ainda bate de vez em quando - era muito grande. Porque é muito trabalho pra manter o Youtube. Mas quando eu vi que durante a pandemia as visualizações e o reconhecimento aumentaram tive a sensação de que valeu a pena ter continuado e colocado os vídeos gratuitos. Senti que realmente tem um efeito muito grande na vida das pessoas. Receber mensagens das pessoas dizendo o quanto a prática mudou o dia-a-dia delas de uma forma tão concreta me deixou muito feliz", comentou a Yogini durante bate-papo exclusivo com a Máxima Digital.

"É muito gratificante ver que, através do meu trabalho, as pessoas estão conseguindo quebrar esteriótipos. Muita gente tinha uma ideia de que Yoga era muito parado, ou que só poderia praticar quem tivesse um corpo assim ou assado, ou que ‘simplesmente não funcionava’, e é lindo ver que todas essas pessoas estão percebendo que a prática é totalmente diferente do que elas pensavam. Minha proposta é de mostrar que o Yoga é acessível, de desmistificar e mostrar que é uma prática maravilhosa que trabalha o corpo, a mente, e que existe uma CIÊNCIA por trás dela… Então tem sido gratificante ver todo esse processo!"

YOGA CONECTA CORAÇÕES

No final de cada prática que compartilha no Youtube, Pri Leite repete uma frase que já virou uma de suas maiores características: "Do meu coração, para o seu". E poucas pessoas conseguem não soltar um sorriso de gratidão ao ouvirem essa frase repleta de carinho -- ou melhor, alguém consegue não querer abraçar a Pri naquele momento? Provavelmente, não.

"A gente vive num mundo em que a palavra ‘AJUDA’ ainda é muito relacionada à fraqueza. As pessoas se sentem mal quando precisam pedir algo. E a prática do Yoga fala que estamos conectados e que todos interferimos na vida uns dos outros. Então, essa ajuda não é fraqueza, é simplesmente uma realidade. Todos precisamos nos ajudar, porque nossas decisões impactam as pessoas ao nosso redor. E o canal foi criado com essa intenção [...] Eu tenho 34 anos. Há 20 anos, quando eu pedi para a minha mãe para praticar, minha mãe me disse: ‘O que? Você vai para a escola. Não tenho dinheiro pra bancar isso, não’. Foi por isso que, sendo professora formada, decidi colocar as aulas online, porque então essas pessoas que não conseguiam ter acesso ao Yoga por conta de questões financeiras ou tempo, teriam essa oportunidade".

E de onde surgiu o “Do meu coração para o seu?”

"Eu não lembro a primeira vez que eu falei na aula ‘do meu coração pro seu’. Acho que foi uma coisa muito natural. 

As pessoas me perguntam muito sobre o Namastê e até mesmo dentro da comunidade de Yoga existe um pouco de dilema. Eu já fui pra Índia, estudei, e lá os professores dizem: Namastê é ‘Oi’, é um cumprimento. Mas ele é um pouquinho mais profundo… Para quem quer seguir mais a parte mística, o Namastê é como um ‘reconhecer aquilo que tem dentro de mim que também mora dentro de você’. Então, acredito que aquilo (as aulas) que eu coloco do meu coração, e que eu quero dividir, eu espero que a pessoa que está do outro lado também receba com o coração e o peito aberto. E não, necessariamente, a minha aula. Mas a experiência dela dentro e fora do tapete com a prática.

Vai parecer bobo, mas às vezes as pessoas esquecem que têm um coração. Tô me sentindo uma criança dizendo isso [e riu], mas a gente vive em um mundo muito do PENSAR, da cabeça, muito analítico. A grande maioria de nós está sempre correndo com o tempo, com o trabalho… E a prática é um convite para você se conectar com o seu coração, seu sentir, sua experiência, sua história, seu momento, porque ele é só seu.

‘Do meu coração para o seu’ é isso, como se fosse um “olha, to aqui com o meu peito aberto, com o meu coração, fazendo tudo com o meu sentir, e me conectando com o seu sentir também. E eu reconheço as suas dores, suas emoções, sua caminhada e espero que você reconheça a minha também, porque, afinal de contas, sou ser humano como todo mundo”.

DOIS 

TUDO ACONTECE PARA O BEM!

Chegando a quase 1 milhão de inscritos no Youtube, a professora, que está grávida do segundo filho, confessa que nem tudo foram flores nesse processo de crescimento digital. Ao mesmo tempo que seu trabalho ganhou visibilidade, sua vida pessoal passou a ter uma exposição maior, inesperada, também.

"A pandemia me trouxe os dois lados da moeda. Não tínhamos a exposição que temos hoje. Eu tive alguns problemas burocráticos e acabei precisando fazer alguns ajustes [em projetos que já estavam sendo colocados em prática]", disse.

E foi no meio dessa turbulência que nasceu o YOGA CO., uma plataforma paga, repleta de conteúdos incríveis, que tem, entre seus objetivos, o intuito de manter o canal do Youtube, com aulas gratuitas, vivo, forte e saudável! 

[Uma observação importante da editora: pois é, amigas... Os vídeos gratuitos, muitas vezes, geram até prejuízos. O Youtube não paga uma fortuna, como muitos pensam, não]

Além de mãe, professora, esposa e criadora de conteúdo, Pri Leite precisou desenvolver ainda mais seu lado de EMPREENDEDORA!

"Está sendo um trabalho muito longo, estou suando e chorando muito, muitas pessoas me disseram para não fazer, mas eu tenho fé que vai pra frente. Foi assim que nasceu o YOGA CO. E além de ser uma proposta para me ajudar a manter o canal, tem uma outra. Com a pandemia, muitos professores de Yoga me procuraram, perguntando o que poderiam fazer, porque a renda deles desapareceu de uma hora para outra. E a proposta da Yoga.Co é que a gente cresça e que sejamos líderes em pagar os professores de Yoga que eu quero trazer, porque vou convidar alguns professores enquanto eu tiver de licença maternidade, e quero que eles tenham uma remuneração maior do que o mercado oferece. Minha meta NUNCA FOI EU CRESCER. Eu quero ser exemplo e quero ajudar o mercado".

YOGA PARA SAÚDE FÍSICA, EMOCIONAL E ESPIRITUAL

Não é novidade para ninguém que a prática de Yoga promove inúmeros benefícios no corpo, da parte interna à externa. Desde o carinho que dá aos nossos órgãos, a energia que faz fluir em nosso corpo para ele funcionar, o controle hormonal até o tônus muscular, a flexibilidade, o auxílio que dá para nossas articulações... Mas já parou para pensar o quanto nosso EMOCIONAL é beneficiado por esses momentos, muitas vezes de 20 ou 30 minutos, de autocuidado e amor-próprio?

"Temos o trabalho da AUTOESTIMA, que na minha opinião é muito importante, principalmente porque estamos falando de MULHERES neste mês especial. Quanto mais você pratica, mais você percebe sua evolução, sempre respeitando seu corpo e seus limites. O Yoga mostra que você pode, que é capaz e que não é preciso ter um corpo dentro dos padrões de beleza, que o seu corpo é sua casa e que você pode tratá-lo bem para que ele te trate bem de volta", pontuou.

E PARA EMAGRECER...?

"Você verá no meu canal que não tem Yoga para deixar o bumbum durinho, para barriga sarada… Isso não faz parte da minha mensagem. Muita gente me pergunta: ‘Se eu fizer yoga, vou emagrecer?’. A resposta é SIM. Se você fizer uma aula de power yoga todo dia, junto com um plano alimentar, porque isso é o que você busca e QUER, vai FUNDO. Vai funcionar! Mas não é essa mensagem que EU quero passar, porque penso que se você quer emagrecer, tem que emagrecer porque você QUER, não porque a ‘Pri’ falou no Youtube. É POSSÍVEL que você emagreça; Mas a prática não é PARA ISSO. A meta é olhar para dentro, para o seu coração. Assim, qualquer outra mudança será uma consequência do que você fez por você quando olhou para dentro". 

Por último, perguntamos para a Pri: Após ver tantas vidas que você salvou, o que você sente no seu coração?

"Muita gratidão. Muita. Toda vez que eu leio um comentário, eu sempre leio o NOME das pessoas, para visualizá-las e tentar entender quem é a Marília, a Beatriz, a Ana Paula que está ali… E o emocionante é que quando as pessoas ligam a TV e praticam a aula, elas estão abrindo as portas das casas delas para eu entrar. Me sinto muito honrada por isso e sinto uma responsabilidade muito grande também. Eu não gravo os vídeos pensando em mim, ou pensando na câmera. Eu penso em quem está assistindo. Então, quando leio os depoimentos que me mandam, eu sinto que a troca que eu desejei aconteceu e que ela, a pessoa, me recebeu no coração dela. É como se fosse um combustível ou um lembrete que me move. Assim como o canal cresceu, eu cresci também. Cresci, evolui, me tornei mãe (agora, pela segunda vez), virei empresária de uma forma totalmente diferente e fora da minha zona de conforto e continuo crescendo. Ouço das pessoas que eu mudei a vida delas, mas elas também mudaram a minha e me inspiraram".

A Pri Leite é isso e muito mais. Cada frase foi dita com muito amor e acolheu nosso coração aqui na Máxima. Que honra!

Esperamos que essa história linda e que todas as dicas sobre o Yoga sejam úteis na vida de vocês, nossas leitoras.

Feliz Mês da Mulher para todas nós!


Março é o Mês da Mulher na Máxima! Nosso intuito é fazer você, mulher, se enxergar por dentro e por fora e se valorizar. É fazer você perceber que é incrível, guerreira e que merece tudo de melhor na vida, sim!

Fique de olho no nosso site para conferir textos necessários, profundos, e escritos com o respaldo de profissionais MULHERES também. 

O especial MÊS DA MULHER vai de 1 a 31 de março.