Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento » Dia do solteiro

Reatou um relacionamento antigo durante o isolamento social? Psicóloga opina sobre ato e alerta casais

A especialista Amanda Fitas comenta sobre o assunto e esclarece algumas dúvidas neste Dia do Solteiro

Máxima Digital Publicado em 15/08/2020, às 14h13

Será que é saudável reatar um relacionamento antigo só para se sentir 'perto' de alguém durante o isolamento social?
Será que é saudável reatar um relacionamento antigo só para se sentir 'perto' de alguém durante o isolamento social? - Freepik

Você sabia que comemora-se neste sábado, 15 de agosto, o Dia dos Solteiros?

A medidas de distanciamento social, impostas desde meados de março deste ano, promoveram algumas alterações no convívio entre as pessoas. E com a chamada quarentena, pudemos perceber que mesmo com a possibilidade de conexões através das redes sociais, vídeo-chamadas ou envio de fotos, muitos sentem falta do contato físico.

O Instituto Francês de Opinião Pública divulgou no dia 3 de agosto uma pesquisa sobre as consequências da Covid-19 na vida sexual dos solteiros na França. Entre todos os entrevistados solteiros, 29% tiveram ao menos uma relação sexual nos meses seguintes ao lockdown na França. Para 25%, o ato ocorreu com uma pessoa conhecida, seja ex-namorados ou parceiros ocasionais. Apenas 5% e 6% tiveram uma relação sexual com alguém que conheceram depois de 11 de maio - quando as medidas de distanciamento social começaram a ser relaxadas na França. Aqui no Brasil não há dados sobre isso.

De volta com o ex?

Para tentar amenizar a solidão sentida, muitas pessoas estão optando por reatarem relacionamentos amorosos antigos pelo simples fato de já conhecerem o parceiro.

Mas talvez essa não seja a melhor opção!

Segundo a psicóloga Amanda Fitas, “se o desejo é apenas para não estar sozinho durante o isolamento, tem grandes chances de quando tudo “normalizar”, essa pessoa até terminar, já que o ato de reatar não foi pelo valor da relação em si, e sim pela facilidade”.

A especialista em relacionamento conta que recebeu muitas mensagens de pessoas falando que haviam terminado, e revelando que pensavam em voltar com o ex, já que na pandemia não poderiam sair. A linha dos pensamentos era: “Por que não arriscar?”

Amanda revela que não é nem a favor e nem contra: “Se a volta for alinhada com um amadurecimento dos dois, é uma boa opção. Mas se for apenas para não estar sozinho, a chance de término bem próximo é quase que certeza”.

E um término, como todos sabem, não é nada legal para o emocional, certo?

AMIZADE COLORIDA

Com o isolamento também surgiram muitas pessoas querendo mergulhar no status da ‘amizade colorida’.

A psicóloga acredita que quando são amigos e estão de comum acordo, os dois querem curtir e/ou os dois querem algo sério, a chance de rompimentos da amizade é menor.

Porém, se as vontades e desejos estiverem desalinhados, pode acontecer sim da relação chegar ao fim, tanto da amizade como amorosa.

“O medo da solidão é muito comum, muitas pessoas acreditam que elas vão morrer sozinhas e carregam uma dor muito grande. Principalmente para aquelas que têm um ‘modelo de vida’ em que ela se sentiria mais completa com uma família, com um casamento”, comenta Amanda Fitas.

 

AUMENTA DE CONTAS EM APLICATIVOS:

A demanda de novas contas em aplicativos de relacionamentos também cresceu nos últimos meses. Até a Cleo já confessou que entrou em um deles!

“As pessoas vêm nesses aplicativos uma chance de conversa, de conhecer pessoas novas, já que as saídas físicas não estão mais acontecendo. Muitos recorreram para esses sistemas para terem essas ‘trocas’”, finaliza a psicóloga.

E você? Qual foi a sua solução? Conta pra gente no nosso facebook!


SOBRE AMANDA FITAS:

Amanda Fitas é psicóloga, escritora e palestrante com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais. Autora de 3 livros de relacionamentos que já ultrapassam 10 mil cópias vendidas: “Amores Saudáveis”, “Textos Obrigatórios Para Você Se Relacionar Melhor” e “Aprenda a ser mais interessante”. Ajuda as pessoas a encontrarem a leveza nas relações e o equilíbrio necessário para desenvolver o amor próprio, a autoestima e autoconfiança, em vários campos da vida. Suas mensagens são simples, diretas e atraentes para todos os públicos.

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI