Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Sexo é capaz de aumentar o grau de satisfação com a vida e os níveis de felicidade, segundo especialista

Além do prazer, o sexo também é responsável pela liberação de hormônios que privilegiam a saúde

Redação Publicado em 12/08/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sexo é capaz de aumentar o grau de satisfação com a vida e os níveis de felicidade, segundo especialista - Divulgação
Sexo é capaz de aumentar o grau de satisfação com a vida e os níveis de felicidade, segundo especialista - Divulgação

Que prazer é positivo todo mundo já sabe – afinal, isso está embutido no próprio nome.

No entanto, a verdade é que os benefícios do sexo vão muito além da parte sensorial: além de liberar endorfinas e ocitocina na corrente sanguínea, promovendo bem-estar, ele traz relaxamento e pode melhorar a qualidade de vida e também a relação à dois.

Mas então, fazer sexo mais vezes pode elevar a sensação de felicidade? De acordo com uma pesquisa publicada pela Society for Personality and Social Psychology, ter relações sexuais uma vez por semana é suficiente para aumentar os níveis de felicidade.

“O sexo tem um impacto importante no bem-estar emocional, mas isso não significa que quanto mais sexo nós fizermos, mais felizes seremos. No entanto, não há contraindicações, pelo contrário, só benefícios. Sexo faz bem para o relacionamento, porque fortalece a conexão”, explicou a especialista em Ciência da Felicidade, Denize Savi.

A Chieff Hapiness Officer ou ‘Gestora da Felicidade’, como é conhecida, pontua que, ao contrário do que as pessoas pensam, felicidade não é tudo estar perfeito, e sim estar de acordo com a realidade, por isso, se o desempenho sexual não for extraordinário na cama, está tudo bem, se acontecer algo constrangedor durante o ato também está tudo bem.

“É preciso se libertar de padrões e abrir espaço para ser verdadeiro e se entregar sem neuras. É preciso se abrir para a vulnerabilidade, pois só assim o momento fica leve e abre espaço para a verdadeira felicidade, para risos gostosos e carícias intensas. Prazer por prazer não é felicidade”, disse.

Então, sem pressão para experimentar os melhores benefícios que o sexo pode oferecer. A especialista destaca que durante o orgasmo o corpo libera a endorfina, a mesma molécula que é liberada durante a prática de esportes. Ela ajuda a aliviar o estresse e promove uma sensação imediata de satisfação.

“O sexo melhora a saúde física e emocional, contribui para a longevidade, fortalece os laços afetivos, melhora o humor e a autoestima, e com tudo isso, aumenta o grau de satisfação com a vida e os níveis de felicidade”, explicou Denize, que possui MBA em Psicologia Positiva, Neurociência e Comportamento.

Uma dica, segundo a profissional, para aproveitar o máximo essa experiência que traz tantos benefícios e aumenta a nossa felicidade é vive-la em sua totalidade.

“Muitas pessoas na hora H ficam cheias de neuras. ‘Será que vou dar conta do recado’, ‘Preciso lembrar de encolher a barriga’, ‘Tomara que ele não note minhas celulites’. Cuidado: nossa mente é tagarela e tenta nos sabotar o tempo todo. Para que isso não aconteça na hora do bem bom, pratique o Mindfulness.”, indicou.

Benefícios do Mindfuness

A especialista explicou que o mindfuness se trata de estar 100% presente naquilo que estamos fazendo e sem julgamentos.

É abrir os cinco sentidos para o que está acontecendo no momento: o toque, o cheiro, o paladar e o ouvido. Sentir tudo intensamente, conectado, presente. Parece óbvio, não é? Mas não é obvio porque o ser humano tem tendência a divagar, até mesmo na hora do sexo.  

“Se a mente te distrair traga a sua atenção de volta. Viver o Mindfulness é estar presente, momento a momento, na própria vida. É ser dono de si. Somos acostumados a viver no modo automático e isso nos tira da realidade. Quando estamos presentes no sexo, a troca fica mais prazerosa e os benefícios são bem maiores.”, finalizou.