Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Sem produto!

Water Only: banho sem sabonete e sem shampoo dá certo? Influenciadora relata experiência com a técnica que ganhou visibilidade nos últimos tempos

Jade Soller, que não usa nenhum produto no cabelo há mais de um ano, revela detalhes sobre a transição e os benefícios que notou com a prática

Artigo de Jade Soller adaptado por Marina Pastorelli Publicado em 03/10/2020, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jade Soller comenta experiência com 'Water Only' - Marcos Nadur
Jade Soller comenta experiência com 'Water Only' - Marcos Nadur

A digital influencer, ex advogada e palestrante Jade Soller, após lutar anos e anos em busca de solucionar seus diversos problemas de saúde, entre os quais estão diversas alergias, acne, inflamações e etc, deixou de lado a advocacia para se dedicar integralmente a área da saúde.

Atualmente, Jade é graduanda em nutrição e fala com exclusividade para a Máxima sobre a técnica Water Only, [apenas água] que ganhou notoriedade nos últimos tempos e a curou de tantos problemas de saúde! 

A técnica consiste em, basicamente, abolir os produtos químicos, shampoos e condicionares dos banhos, priorizando, apenas, a água na limpeza do corpo e dos cabelos. O objetivo da prática é adotar uma forma de higiene ancestral e deixar que o corpo se regule sem a interferência externa de produtos.

"Há um ano, comecei a tomar banho apenas com água. A ideia de lavar só com água começou por desespero, já que minha pele estava em crise total, coçando, vermelha, inflamada e com erupções constantes. Como me alimentava de forma saudável, passei a observar a minha rotina de cuidados com a pele e cabelo. Suspeitando que eram os produtos que estavam causando meus problemas com a pele. Foi então que decidi cortar todos de uma vez", conta Jade.

A influenciadora também revela que viu resultados não apenas no couro cabeludo, mas também na pele após um importante período de adaptação: "Os resultados foram milagrosos e permanentes! Depois de alguns dias de adaptação, a pele e cabelos melhoraram muito e tinham cheiro totalmente neutro. E não sou a única. Além de mim, várias pessoas abandonaram produtos de beleza e higiene".


A perspectiva ancestral por trás da prática

"Muitos dos hábitos de limpeza que agora consideramos normais, começaram há relativamente pouco tempo. Hoje se prega o uso de sabonete várias vezes ao dia para limpar a pele, a aplicação diária de hidratantes, cremes, géis e esfoliantes, mas esses costumes são incrivelmente recentes em termos históricos", reflete a influenciadora.

De acordo com Soller, o que a motivou a aderir o Water Only foi pensar que o uso de produtos na pele e no cabelo contradiz nosso passado evolutivo, já que a palavra shampoo (ou xampu), por exemplo, foi inventada apenas em 1877.

"Nesta era sem precedentes de higienização, em que eczema, acne e problemas associados à pele seca são comuns, os consumidores estão famintos por soluções! Sinto informar, mas você não precisa esperar pelo novo produto miraculoso. Em vez disso, a solução envolve deixar de lado a ideia de produtos milagrosos - voltar a uma época em que confiávamos em nossos corpos e nos mecanismos que desenvolveram o suficiente para nos sentirmos seguros em deixar a pele e o cabelo atuarem por conta própria", explica.

“A pele não fica oleosa e suja e o cabelo nojento e fedorento?”

"Não. Na verdade, é o oposto. O cabelo fica com o cheiro neutro e o mesmo vale para o odor corporal. Aplicar detergentes (sabonetes e xampu) na pele e no cabelo, destrói as bactérias benéficas e faz com que nossos corpos produzam em excesso óleo e bactérias, o que causa odor".

Lavando a pele só com água

"O que você faz durante o dia para sujar tanto a pele que precisa usar sabonete? Claro, eu admito que se você acabou de voltar de uma corrida na lama, você provavelmente poderia usar um pouco de sabonete, mas você precisa fazer isso todos os dias enquanto alterna entre sua casa, escritório, restaurantes e academia?", questiona a influenciadora.

Na perspectiva do Water Only, o sabonete remove os óleos naturais que são benéficos, te obrigando a usar hidratantes para repor os óleos que você mesmo tirou da pele. E assim você se prende em um ciclo vicioso.

E o cabelo?

"Quando você para de retirar os óleos naturais do seu cabelo e couro cabeludo com xampus, seu couro cabeludo começa a se normalizar, para de produzir uma quantidade exagerada de óleos e passa a garantir, apenas, a quantidade adequada de óleos essenciais para um cabelo saudável. Esses agem como um condicionador nutritivo na haste do cabelo, evitando que o cabelo e as pontas sequem", revela a especialista.

Ela explica, também, que os próprios óleos naturais hidratam e protegem o cabelo, promovem a elasticidade e maleabilidade, eliminam o frizz, reduzem a quebra e pontas duplas e promovem o crescimento do cabelo. 

E as partes íntimas?

"Aqui você vai se surpreender! Muitas pessoas não sabem que o sabonete não deve ser usado para limpar a abertura vaginal, a ponta do pênis ou o esfíncter anal. O revestimento da mucosa da abertura vaginal, a abertura peniana e o esfíncter anal não secretam sebo para oferecer proteção contra os efeitos de ressecamento do sabonete.
Na verdade, os pequenos lábios contêm algumas glândulas sebáceas, mas, na maioria das mulheres, não há glândulas sebáceas suficientes nesta região para manter a abertura vaginal saudável se forem regularmente lavadas com sabão [...] O ideal é utilizar apenas água morna".

E as mãos?

Lavar as mãos com sabonete ainda é essencial. Mesmo quem opta por lavar apenas com água não dispensa a prática, porque previne o contágio de doenças como a gripe.

Você ainda deve usar sabonete em suas mãos ao usar o banheiro, manipular alimentos, limpar o banheiro, recolher fezes dos animais de estimação, ter contato com enfermos, após manusear dinheiro, lixo, dejetos, quando coçar ou assoar nariz, cobrir a boca para espirrar etc, pois suas mãos vão para lugares que o resto do seu corpo não vai.

O Período de Transição

Se você estranhou essa conversa até agora, porque lembrou que com dois dias sem lavar o cabelo ele já fica super oleoso e com odor ruim, fique tranquila! A própria Jade contou que a transição não ocorre de uma hora para outra. É preciso paciência.

"Se você parar de tomar banho com sabonete e xampu hoje, sua pele e cabelo não estarão milagrosamente impecáveis amanhã - na verdade, provavelmente parecerão oleosos e sujos. É que a nossa pele e couro cabeludo produzem muito mais óleo quando estamos constantemente lavando esse óleo. Como acontece com qualquer coisa nova que você tentar, haverá um período de transição antes que seu cabelo e pele se ajustem a esse método", explica ela.

"Para algumas pessoas, pode demorar algumas semanas; para outros, muitos meses. Esse período de transição é muito individual".

Para finalizar, a palestrante e graduanda em nutrição conclui:

"O cuidado da pele e do cabelo são, em última análise, um processo intuitivo. Ouça o que estão lhe dizendo que precisam e não se esqueça que a beleza de ambos é um reflexo da saúde interna, e estão intimamente ligados aos hábitos de alimentação e saúde. Não há nada de errado em usar sabonete ou produtos de beleza se for o que faz você se sentir bem e confortável, mas às vezes é igualmente revigorante lembrar que nem tudo é a necessidade que fomos levados a acreditar que é".