Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Procrastinação

Xô, procrastinação! Psicólogo dá dicas de se livrar desse hábito

Cleo Holanda, escritor dos livros 'Procrastinação' e 'Resiliência' e psicólogo de casais, da família e do esporte orientou 10 dicas de como deixar isso de lado

Máxima Digital Publicado em 12/07/2021, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Psicólogo dá dicas de se livrar da procrastinação - Freepik
Psicólogo dá dicas de se livrar da procrastinação - Freepik

Quem nunca deixou para amanhã o que poderia fazer hoje? Essa situação é bem mais comum do que parece, não é mesmo?

O problema não está em se viver isso de vez em quando. A questão está em se fazer disso uma prática normal, fazendo com que isso se torne disfuncional em nossa vida.

Ser "disfuncional" consiste em ter projetos, sonhos e objetivos, mas não conseguir sair do lugar. É quando você parte ao encontro do seu objetivo e parece que algo faz com que você mude de percurso ou acabe adiando o projeto. A isso, podemos chamar de procrastinação.

O psicólogo Cleo Holanda explicou que, as pessoas que procrastinam têm algumas características específicas. "Pensamentos disfuncionais, desregulação emocional e comportamentos que as distanciam dos objetivos", disse.

O especialista listou alguns sintomas da procrastinação: "Estresse, culpa e frustração".

Para quem não sabe o que fazer nessas horas, Cleo deu dez dicas para vencer a procrastinação. 

1. Busque o autoconhecimento

"O autoconhecimento — conhecimento que a pessoa possui de si mesma — é uma ferramenta importante na busca e no desenvolvimento do bem-estar, assim como no manejo da resolução de problemas. O autoconhecimento deve ser buscado a fim de que reconheçamos tanto os nossos defeitos como as nossas virtudes, o que nos permitirá uma reflexão de vida e apontará, em nosso comportamento atual, as atitudes ruins (disfuncionais) que precisam ser mudadas e as positivas que podem ser reforçadas e potencializadas. Sem autoconhecimento, não se vence a procrastinação.", orientou. 

2. Tenha uma meta

"Pessoas que desejam vencer a procrastinação devem ter metas (diárias, em curto, médio e longo prazos), pois elas servem de norte para suas vidas e seus objetivos. Devemos lembrar que toda meta deve ser: específica; mensurável; atingível; realista; e temporal.", disse. 

3. Seja flexível

"A falta de flexibilidade leva o indivíduo à procrastinação. Devido a metas rígidas e inflexíveis, além de traços de perfeccionismo e o desejo de que tudo saia do seu jeito e à sua maneira, a pessoa que não é flexível prefere procrastinar a flexibilizar ou buscar decisões e caminhos alternativos. A flexibilidade cognitiva nos leva à criatividade e a novas tomadas de decisão.".

4. Priorize sua vida

O especialista falou da importância de darmos valor à nossa vida: "Ao conversamos com pessoas que procrastinam, percebemos que muitas acabam desenvolvendo o esquema mental do autossacrifício, por meio do qual passam a pensar mais no outro do que em si mesmas, fazendo com que suas metas e seus objetivos fiquem em segundo plano. Com isso, a procrastinação sempre as vence. A decisão de priorizar sua vida não significa que você deve ser egoísta, mas, sim, que você deve ser capaz de desenvolver sua autoestima.".

5. Seja otimista

"Ao contrário do que muitos pensam, otimismo não significa ficar verbalizando que tudo vai dar certo. Otimismo é a capacidade de interpretarmos um momento difícil da melhor maneira possível. Essa atitude é uma ferramenta poderosa contra a procrastinação. Ao não realizarmos ou concretizarmos nossas metas, a tendência é que interpretemos, de maneira disfuncional, o momento que estamos vivendo, o que pode, muitas vezes, paralisar-nos diante das circunstâncias. O otimismo nos impulsiona à perseverança e à determinação diante das adversidades.", falou. 

6. Desenvolva uma espiritualidade saudável

"Estudos de psicologia positiva afirmam que possuímos 24 forças de caráter, e uma dessas forças se chama espiritualidade. Pesquisadores e cientistas afirmam que o indivíduo que desenvolve uma espiritualidade saudável certamente produzirá bem-estar para sua vida. A fé e a espiritualidade são uma solução poderosa para rompermos com a procrastinação.". 

7. Tenha autocontrole e autodisciplina

É preciso foco: "A regulação das nossas emoções e a disciplina ajudam-nos a lidarmos com as frustrações da vida, tolerando-as mais facilmente. No esforço para derrotar a procrastinação, o autocontrole e a autodisciplina são fundamentais para enfrentarmos momentos de frustração, de maneira que eles não nos paralisem.".

8. Administre melhor o seu tempo

"Aprendemos a administrar o tempo em três âmbitos: importante; urgente; circunstancial. No entanto, para administrarmos melhor o nosso tempo, também devemos entender como estamos utilizando-o; se estamos, por exemplo, dando um sentido a ele, se estamos realizando algo especial e se estamos executando coisas que tenham, de fato, valor e prioridade para nós.", disse. 

9. Exerça a gratidão

"A gratidão é a memória do coração; por isso, dizemos que o ingrato tem memória curta. Lembrar-se da gratidão, presenciar atitudes de gratidão ou falar a respeito dela são ações que geram saúde e vida em nós, assim como nas pessoas à nossa volta. A ciência comprova que ser grato produz dopamina, um neurotransmissor responsável pela motivação e pelo entusiasmo. Por esse motivo, a gratidão é uma das ferramentas para vencermos a procrastinação.", orientou o especialista. 

10. Descubra o seu propósito de vida

"Conhecer seu propósito de vida ajudará você a viver com integridade. As pessoas que conhecem seu propósito, sabem quem são e por que são. Quando descobrimos o motivo da nossa existência, vencemos a procrastinação e, além disso, encontramos a felicidade.", disse. 

Por fim, o psicólogo comentou sobre a importância de valorizar cada passo dado: "Vencer a procrastinação deve ser um exercício diário em nossa vida. Comece aos poucos, procure não se cobrar demasiadamente e foque o dia de hoje, pois, ao fazer o melhor hoje, amanhã, a colheita será extraordinária. Perceba que, ao longo de sua vida, quanto mais você se cobrou, mais as coisas fluíram negativamente. A busca pelo equilíbrio deve ser uma meta inegociável.".