Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Coronavírus / Cuidados

Como não estragar os cabelos na quarentena? Saiba mais sobre como manter os fios protegidos e saudáveis

A influenciadora Julia Doorman deu uma série de dicas de como cuidar dos cabelos no período de isolamento social

Máxima Digital Publicado em 11/05/2020, às 11h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mesmo em casa, saiba mais sobre como manter os fios protegidos - Freepik
Mesmo em casa, saiba mais sobre como manter os fios protegidos - Freepik

Manter o cabelo bem cuidado no período de isolamento social pode ser uma tarefa difícil. 

A falta de preparos e equipamentos que auxiliem a saúde capilar pode ser um obstáculo na hora de manter os fios protegidos. 

Pensando nisso, a Máxima Digital bateu um papo com a influenciadora Julia Doorman para que ela auxiliasse nesse processo de garantir madeixas incríveis mesmo na quarentena. 

MÁXIMA DIGITAL: Quais são os cuidados que devemos ter em casa com o cabelo?

JULIA DOORMAN: É interessante criar um cronograma de acordo com o seu tipo de cabelo para fazer os cuidados essenciais em casa como, a hidratação, nutrição e reconstrução uma vez por mês. Caprichar bastante na hidratação nessa quarentena para deixar as madeixas lindas e hidratadas.

MÁXIMA: Existe uma maneira correta de lavar o cabelo?

JULIA: Existe sim. Primeiramente devemos molhar o cabelo embaixo do chuveiro em água morna e em seguida, aplicar o shampoo em toda a raiz certificando que todo couro cabeludo recebeu o produto. Depois devemos esfregar o couro cabeludo com as pontas dos nossos dedos em movimentos circulares, para estimular a microcirculação e também para soltar a sujeira que está nele. A espuma que o shampoo soltar, devemos puxar para a extensão dos fios.

Depois de enxaguar finalizamos com o condicionador que deve ser passado do meio dos fios até as pontas. Lembrando que é importante retirar o excesso de água dos cabelos antes de passar o produto, pode ser com uma toalha ou com a mão, mas sem torcer o fio.

MÁXIMA: O que é melhor para lavar o cabelo? Água fria ou quente?

JULIA: Recomendo sempre com a água morna, pois irá ajudar a soltar toda a gordura e sebo que temos no nosso couro cabeludo.

Com a água fria essa gordura não ‘derrete’ e a água quente acaba danificando muito o cabelo, pois abre as cutículas, estimula a produção de mais sebo e caspas.

MÁXIMA: Hidratação deve ser feita com que frequência em casa?

JULIA: Sim, de preferência os cabelos normais devem ser feitos uma vez na semana para manter o cabelo hidratado. Já os mais ressecados ou quimicamente tratados, de duas a três vezes por semana.

MÁXIMA: Utilizar creme de pentear é importante? Qual deve ser o procedimento para usá-lo?

JULIA: Sim, os cremes de pentear são importantes para os cabelos, assim como os finalizadores. No caso de cabelos cacheados o produto ajuda na definição dos cachos, reduzir o frizz e deixar os cachos bem bonitos. Já para as lisas, faz com que o fios fiquem bem soltinhos.

Mesmo que a pessoa vá secar o cabelo natural é legal usar um creme para pentear ou um protetor térmico para proteger as madeixas das ações externas como, a poluição, o vento e os toques de mãos.

MÁXIMA: Cabelo com química: o que é preciso prestar atenção?

JULIA: Os cabelos com químicas devem receber uma atenção bem especial. Devemos sempre hidratar em casa, fazer uma umectação corretamente e fazer uma reconstrução a cada 15 dias. Também é legal utilizar cremes com colágenos.

MÁXIMA: O uso de chapinhas e secadores: como fazer para não prejudicar as madeixas?

JULIA: Devemos evitar o uso da chapinha e do babyliss devido o contato direto com os fios, são os que mais retiram a umidade do cabelo e acabam ressecando. Por isso, devemos usar a cada 15/20 dias ou quando queremos fazer um penteado diferente.

Já o secador, podemos utilizar na temperatura morna, longe dos fios e em movimentos circulares. Demora um pouco mais para secar, mas você acaba protegendo mais os fios. Ah, e claro, não podemos esquecer o protetor térmico antes.