Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Coronavírus / Saúde

Personal trainer Rodrigo Carvalho ensina como combater a obesidade e ainda aumentar a imunidade através de exercícios físicos em casa

Doença é o principal fator de risco para os mais jovens com Covid-19

Máxima Digital Publicado em 07/05/2020, às 16h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rodrigo Carvalho ensina como combater a obesidade e ainda aumentar a imunidade - Divulgação
Rodrigo Carvalho ensina como combater a obesidade e ainda aumentar a imunidade - Divulgação

O Ministério da Saúde vem afirmando desde a última semana que os casos confirmados de Covid-19 entre os mais jovens no país estão atrelados à obesidade. O problema se tornou fonte de pesquisa pelo mundo que passou a identificar o alto índice de massa corporal como um agravante para quem contrai a doença.

Dois novos estudos realizados na França e nos Estados Unidos aprofundaram as pesquisas sobre a relação entre a obesidade e a Covid-19. O Instituto Lille Pasteur examinou 124 pessoas internadas com o vírus e os resultados mostraram que praticamente metade dos pacientes eram obesos (com Índice de Massa Corporal - IMC - maior que 30) e 28% tinham obesidade grave (IMC maior que 35).

Entre os obesos graves examinados, 85,7% precisou utilizar ventilação mecânica durante a internação. O estudo concluiu que a infecção causa maior dano à medida que o IMC cresce.

Já os cientistas da Universidade de Nova Iorque focaram sua pesquisa em 4.103 infectados e perceberam que o IMC alto estava mais presente nos pacientes que precisaram de internação e ventilação mecânica.

Com o isolamento social, academias fecharam e muitas pessoas caíram no sedentarismo. Participante do BBB11, Rodrigo Carvalho se especializou como personal trainer e explica que é possível não só realizar treinos de alta intensidade em casa, mas também aumentar a imunidade através de exercícios caseiros.

“Os melhores exercícios são os multiarticulares, que trabalham mais de um tipo de músculo, como agachamentos, puxadas e remadas. Exercícios que melhorem a parte cardiovascular. Passada , corridas e agachamentos com saltos também são indicados”, afirma o personal.

Rodrigo ainda esclarece que a imunidade decorrente de exercícios físicos acontece, pois há um aumento da função das células imunes. Esse efeito não dura para sempre, mas aumenta o tempo para fortalecer as defesas do organismo. Portanto, realizar exercícios de 30 a 60 minutos por dia é suficiente para desencadear essa resposta imune.

“O excesso de gordura abdominal tende a reduzir o volume da caixa torácica e dificultar a respiração. Esse também é um fator agravante. Se pensarmos que 20% da população brasileira é considerada obesa, é preciso sim uma conscientização para se exercitar em casa e se prevenir.”, afirmou.

Rodrigo tem prestado assessoria online aos seus alunos e já é conhecido pelo ‘Padrão Carvalho’, um treino personalizado com todos os exercícios multiarticulares já citados. O programa já possui mais de 5 mil alunos e os resultados são apresentados diariamente no Instagram do personal.