Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

5 razões para evitar o consumo de frituras

Ainda não está convencida da necessidade de controlar a ingestão desse tipo de alimento? As explicações abaixo farão você mudar de ideia...

Patrícia Affonso Publicado em 08/02/2017, às 11h10 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alimentos fritos oferecem prejuízos à saúde e a silhueta - Shutterstock
Alimentos fritos oferecem prejuízos à saúde e a silhueta - Shutterstock

1. Podem causar diabetes
Segundo a Cyntia Maureen (SP), nutricionista e consultora da empresa alimentícia Superbom, o consumo de alimentos fritos leva à resistência a insulina, hormônio que controla as taxas de glicose no sangue. “A resistência insulínica é quando a insulina que circula no sangue não exerce sua atividade de forma plena.  As principais consequências são cansaço, mal-estar, dores de cabeça, falta de energia e, em alguns casos, o desenvolvimento do diabetes”, afirma.

2. Aumentam as chances de doenças cardiovasculares
Quando os óleos utilizados para fritar alimentos são submetidos a altas temperaturas, suas características químicas são alteradas, transformando-os em gorduras saturadas que, frequentemente, se acumulam nos vasos sanguíneos e entopem as artérias. “Esse acúmulo impede a passagem do sangue ao coração, o que pode causar um infarto ou um AVC (Acidente Vascular Cerebral), caso o sangue fique impedido de chegar ao cérebro”, explica a nutricionista.

3. São inimigas de uma alimentação com baixo valor calórico
Para quem deseja emagrecer, excluir as frituras do cardápio é o primeiro passo. “Além dos malefícios à saúde, o acúmulo de gordura abdominal e o aumento de peso são consequências de seguir um cardápio que prioriza a ingestão de opções fritas”, pontua  Cyntia.

4. Causam a perda de nutrientes nos alimentos
Ao ser é colocado no óleo em alta temperatura, o alimento se desidrata e perde nutrientes, principalmente substâncias antioxidantes como as vitaminas. “Por isso, além de mais calóricos, os alimentos fritos são menos nutritivos”, diz.

5. Contribuem para o envelhecimento
O consumo em excesso de gordura saturada, presente nas frituras, é um fator que contribui para o aumento da produção de radicais livres em nosso organismo. “O grande problema é que a liberação excessiva de radicais livres causa um fenômeno conhecido como estresse oxidativo, que está associado ao envelhecimento precoce”, conclui a especialista.