Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Dieta e Saúde / Delícia

Para refrescar no verão: 6 benefícios do açaí para a saúde

Fruto tipicamente brasileiro e um dos mais nutritivos cultivados na Amazônia, ele rejuvenesce e te dá energia

Máxima Digital Publicado em 22/02/2019, às 16h15 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Açai - Getty Images
Açai - Getty Images

1. Cor da saúde

“Sua coloração roxa é devido à antocianina, um pigmento natural responsável pelo poder antioxidante, o que ajuda no combate aos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento”, explica a nutricionista Thaís Souza.

2. Pele linda

O açaí também melhora a aparência da sua pele! “Além das rugas a fruta pode reduzir manchas, promovendo um rosto mais saudável e com aparência mais jovem”, explica a expert.

3. Xô colesterol

É rico em ácido oléico, um tipo de gordura que auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol e pressão arterial. “O consumo da fruta previne doenças cardiovasculares”, conta ela.

4. Emagrece sim

Altamente calórico, se consumido do jeito certo pode ser um aliado na perda de peso! “Ele possui ação anti-inflamatória que pode contribuir para o controle do peso. Além disso, gera saciedade, reduzindo o apetite”, explica Taís. O indicado é de 100 a 200 ml por dia.

5. Combate doenças

Os benefícios da ação antioxidante não tem fim. “O açaí tem propriedades eficazes na prevenção de doenças circulatórias e Alzheimer”, completa Thaís.

6. Bomba de energia

“Energética e rica em vitamina E, cálcio, magnésio e potássio, é uma fruta que fornece mais energia e disposição ao corpo”, indica a nutricionista. Ideal pra consumir antes de fazer atividade física ou quando você está indisposta!

Para começar o dia com tudo

Rico em vitaminas, é preciso ficar de olho nas calorias. “O ideal é evitar misturas de açaí com outros ingredientes calóricos como leite condensado, xarope de guaraná e leite em pó.”, alerta a especialista. O ideal é misturá-lo a produtos como granola, farinha de tapioca ou outras frutas! Para ter uma deliciosa vitamina energética, bata 200g de polpa de açaí com meia xícara de leite 1 banana.