Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Alimentos detox

Nem só com suco verde se faz a eliminação das toxinas do organismo. Conheça os alimentos que ajudam no processo

Diane Neubüser Publicado em 12/06/2017, às 11h48 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Alimentos integrais são importantes detoxificantes", diz o nutrólogo Wilmar Accursio - Foto Shutterstock
"Alimentos integrais são importantes detoxificantes", diz o nutrólogo Wilmar Accursio - Foto Shutterstock

Desintoxicar significa facilitar a eliminação pelo organismo – realizada pelo fígado, intestino e rins – de todas as substâncias tóxicas ou não essenciais ingeridas, como medicamentos, conservantes, metais pesados, plásticos, pesticidas, corantes, hormônios. “Cada brasileiro consome cerca de cinco quilos destes produtos tóxicos ao ano. A ideia é retirar os agressores e ofertar alimentos e suplementos que auxiliem a eliminação das substâncias tóxicas”, diz o nutrólogo Wilmar Accursio


No topo da lista dos alimentos que “intoxicam” o organismo estão os processados.  Em geral, eles contêm substâncias tóxicas e não apresentam nutrientes essenciais. Daí a importância de se ler os rótulos das embalagens. “Plásticos que contêm a informação BPA free e de um modo geral todos os alimentos processados e embutidos, possuem substâncias tóxicas”, alerta o médico.Carboidratos refinados (pão branco, farinha de trigo, biscoitos, bolachas, arroz branco, macarrão, massas e açúcares) também devem ser evitados durante o período de detoxificação. “São agressores do organismo e nutricionalmente desnecessários. Elevam os níveis de insulina, que em excesso é ruim, estimulam ganho de peso, multiplicação de células de gordura, aumento de triglicérides”, afirma o especialista.

O que comer, então?

Por outro lado, alimentos integrais são importantes “detoxificantes”.Ingredientes como arroz integral, quinoa e amaranto são fontes importantes de proteínas, fitoquímicos e fibras solúveis, reduzindo a absorção das substâncias tóxicas em nível intestinal. Também são ricos em manganês, magnésio, vitaminas B3 e B6, importantes nos processos bioquímicos de detoxificação.

Juntamente com eles, não podem faltar no prato: brócolis, couve flor, rabanete, gengibre, açafrão, soja, grão de bico, feijão branco, ervilha seca, linhaça, abóbora, girassol, gergelim e chia. “Eles garantem ao organismo os minerais, aminoácidos, vitaminas e flavonoides necessários para diminuir a absorção e aumentar a eliminação das toxinas”, explica Wilmar Accursio.

Invista também nos probióticos, essenciais para manter a parede intestinal íntegra, impedindo a absorção de muitas toxinas. “Na moda, alimentos como o Kefir e o kombucha podem ser opções ao lado do iogurte, do leite fermentado e de alguns tipos de queijo”, comenta o nutrólogo e endocrinologista. “E, claro, beba muita água!”, finaliza.