Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Colesterol sob controle

Pequenas mudanças no dia a dia promovem grandes diferenças na saúde

Texto: Carmen Cagnoni Publicado em 22/03/2016, às 10h10 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A alimentação ajuda a manter o nível - Shutterstock
A alimentação ajuda a manter o nível - Shutterstock

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a maior causa de mortes no Brasil e no mundo. O DATASUS, que divulga dados do Sistema Único de Saúde, aponta que 340 mil brasileiros morrem vítimas de doenças cardíacas – sendo o colesterol elevado um grande causador desses males, como infarto e acidente vascular cerebral.

O colesterol é um tipo de gordura de origem animal que é metabolizada pelo fígado e transportada por lipoproteínas como o LDL – chamado de ‘colesterol ruim’ -, que leva o colesterol do fígado para os tecidos do corpo e, em excesso, pode se depositar nas paredes das artérias; e o HDL, ou ‘colesterol bom’, que leva o excesso de colesterol dos tecidos para o fígado, para que ele seja metabolizado, reutilizado ou eliminado pelo corpo.

Dessa forma, realizar os exames rotineiros é extremamente importante. “Muitas vezes, as pessoas descobrem que estão com o colesterol alto somente quando sofrem um ataque do coração ou um AVC. O ideal é consultar um médico regularmente, cuidar da alimentação e adotar hábitos saudáveis de vida”, comenta Ana Carolina Moron Gagliardi, doutora em Cardiologia do InCor USP (SP).

De acordo com ela, para manter tudo sob controle o consumo de alguns alimentos podem ajudar, bem como praticar de exercícios aeróbicoscomo caminhar, correr e andar de bicicleta, pois eles auxiliam a elevar a concentração sanguínea de HDL, o ‘colesterol bom’. Saia no que apostar:

Alimento integrais
As fibras solúveis, presentes nesses alimentos, como a aveia, auxiliam na redução de LDL do sangue, o chamado colesterol ruim.

Castanhas, amêndoas, avelãs, nozes e pistaches
Essas oleaginosas são pobres em gorduras saturadas e ricas em monoinsaturadas: elas auxiliam na redução do LDL e do colesterol total, sem reduzir o HDL.

Frutas e verduras
Uma alimentação variada garante uma oferta adequada de nutrientes, entre eles antioxidantes como vitamina C, carotenoides, flavonoides, entre outros. Estudos mostram que uma dieta rica em antioxidantes apresenta menos riscos de doenças do coração.

Alimentos com fitoesteróis
Eles auxiliam na redução do LDL, pois são capazes de bloquear parcialmente a absorção do colesterol no intestino. Essas substâncias vegetais são encontradas em pouca quantidade em verduras, legumes e óleos vegetais, porém, para se obter melhor seu efeito é possível consumirmos produtos adicionados com tal substância, como, por exemplo, creme vegetais com fitoesteróis.