Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Dieta e Saúde / Terapia Capilar

Como repor nutrientes dos cabelos? Saiba mais sobre a terapia capilar e seus benefícios

A cosmetóloga Heloísa Olivan explica o que é esse tipo de tratamento e como deve ser feito

Máxima Digital Publicado em 09/05/2020, às 12h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba mais sobre a terapia capilar e seus benefícios - Freepik
Saiba mais sobre a terapia capilar e seus benefícios - Freepik

Manter os cabelos saudáveis do começo ao fim pode ser uma tarefa desafiadora. Para isso, foram desenvolvidas técnicas que ajudem neste processo. 

A terapia capilar é um conjunto de métodos para prevenção e tratamento de disfunções relacionadas ao couro cabeludo e fios do cabelo. 

A cosmetóloga Heloísa Olivan explicou qual o principal intuito deste procedimento: "Acima de tudo, a terapia capilar tem como objetivo proporcionar saúde e equilíbrio para que o cabelo tenha um ciclo de vida saudável.".

Ela afirmou que existem diversas maneiras de fazer com que esse objetivo seja atingido, sempre visando o maior cuidado com a área tratada. 

"Os objetivos da terapia incluem reduzir os danos que as agressões externas (sol, vento,
poluição) causaram, corrigir possíveis desequilíbrios decorrentes de processos químicos e estabelecer um ambiente saudável para crescimento e fortalecimento dos cabelos,
utilizando uma gama de procedimentos cosméticos e dermocosméticos associado ao uso de laser de baixa potência, vapor de ozônio e equipamento de alta frequência.", colocou. 

Com relação ao modo como esse tratamento é feito, Heloísa esclareceu que existem diversas maneiras de realizar a terapia capilar, mas é preciso entender qual a necessidade daquele cabelo no momento e tratá-lo de maneira específica. 

"Os principais tratamentos da terapia capilar incluem máscaras de argila, massagem capilar com óleos vegetais e essenciais, peeling do couro cabeludo, ozonioterapia e
fotobioestimulação. A escolha do tratamento, número de sessões e intervalo entre elas
depende de cada caso. Para determinar o protocolo de tratamento deve-se realizar uma
avaliação do couro cabeludo e haste capilar (fio) através de um exame chamado de
Tricoscopia. Com a utilização de um equipamento chamado tricoscópio, que possui uma
câmera com zoom superpotente, o profissional conseguirá examinar detalhadamente, com e sem luz polarizada, a composição e a saúde das estruturas que formam os fios de cabelo e o couro cabeludo, podendo identificar as características individuais de cada um e propor tratamentos com os produtos mais indicados. Além disso, é importante saber dos hábitos de vida do paciente, como alimentação, horas de sono, história familiar, problemas hormonais e outras doenças, pois todos esses fatores interferem na saúde e crescimento do cabelo.", explicou. 

A cosmetóloga falou sobre como identificar um cabelo que precisa deste tipo de tratamento. "Cabelos que demoram a crescer ou caem excessivamente, fios que parecem estar mais finos, porosos, opacos, quebradiços e sensibilizados, couro cabeludo muito oleoso e que coça ou descama são alguns dos sinais de que a terapia capilar é mais do que bem-vinda. É necessária!", esclareceu. 

"A terapia capilar é indicada para todos os tipos de cabelo, para homens e mulheres,
independente se já existe ou não qualquer problema relacionado aos fios ou ao couro
cabeludo, podendo ser preventiva ou corretiva. Com o estresse diário, excesso de químicas e hábitos que podem prejudicar a saúde dos cabelos, uma análise minuciosa seguida do tratamento adequado são as ferramentas ideais para ter um cabelo bonito e saudável.", pontuou.