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Como sair da depressão: descubra 7 passos possíveis

Dicas preciosas para sair desse estado mental; Confira!

Máxima Digital Publicado em 18/06/2019, às 16h38 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

7 dicas para sair da depressão
7 dicas para sair da depressão - Getty Images

Em muitos momentos da nossa vida nos deparamos com a tristeza. Um sentimento difícil de lidar não só pela dor que causa, como também pelos fatores que levaram até ele. 

Às vezes, porém, pode ser que a tristeza se aprofunde, e isso pode ser um sinal de que você está diante de um quadro de depressão.   

Se você se sente como se estivesse cada vez mais triste e não sabe como se livrar disso, essa matéria é para você!   

Afinal, o que é a depressão?  

A depressão é um distúrbio mental, principalmente evidenciado pela tristeza excessiva, perda de interesse em coisas que antes pareciam agradáveis e baixa motivação.

Diferentemente da tristeza que é natural e tende a ser passageira, a depressão é um sentimento persistente. De modo que não importa o que a pessoa faça, ela continuará se sentindo triste, vazia e descrente de seu futuro, o que em casos mais graves, pode levar o paciente deprimido ao suicídio.  

Essa doença, além de perigosa, também é mais comum do que imaginamos, por isso é muito importante saber como sair da depressão.  

Os principais sintomas da depressão  

Antes de entender como sair da depressão, precisamos compreender seus sintomas, que são tanto psicológicos quanto físicos. Confira:  

Sintomas psicológicos  

- sentir-se triste ou angustiado durante grande parte do dia por várias semanas seguidas;  perda de interesse em atividades que costumavam dar prazer;

- lentidão no pensamento ou falta de concentração que podem impedir tomadas de decisões e trabalhar com eficiência;  

- pensamentos recorrentes de culpa ou desmerecimento;  

- acreditar que a morte ou a automutilação melhorariam a situação de tristeza em que se encontra.  

Sintomas físicos  

- perda ou aumento de apetite repentinos;  

- perda da libido;

- sentir-se sem energia mesmo sem praticar atividade física (sentimento de cansaço);  

- dormir muito pouco ou muito mais do que o habitual;  

- diminuição no ritmo e intensidade de tarefas cotidianas;

- falta de cuidados com a própria higiene;  

- falar pouco e lentamente;  

- chorar excessivamente, em alguns casos mesmo sem motivo aparente.

Mesmo que todos esses sintomas sirvam de alerta, é importante ressaltar que a pessoa não precisa apresentar todos os sintomas para ser diagnosticada com depressão. 

Como sair da depressão em 7 passos  

Entender como sair da depressão é fundamental, e isso pode ser feito de várias maneiras. Terapia e medicação são geralmente combinados com estratégias comportamentais para que a pessoa aprenda a lidar com os sentimentos dessa doença.  

1. Construa uma rede de apoio  

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para se ajudar com a depressão – além de medicação e terapia – é desenvolver uma rede de apoio.

Fale sobre seus sentimentos com seus amigos, familiares ou até mesmo em grupos de apoio online. Pois, sabendo que você pode contar com pessoas queridas, você se sentirá mais forte para enfrentar a depressão.

2. Reduza o estresse ao máximo  

Quando você está sob estresse, seu corpo produz um hormônio chamado cortisol. No curto prazo, isso é uma coisa boa, porque ajuda você a se preparar para lidar com o que está causando o estresse em sua vida.

Entretanto, a longo prazo, o excesso de cortisol pode causar muitos problemas, incluindo a depressão. Portanto, quanto mais você usar técnicas para reduzir o estresse, melhor, porque reduzirá o risco de ficar deprimido.

3. Melhore sua higiene do sono

O sono e o humor estão intimamente relacionados. Por isso, uma boa higiene do sono pode ser a chave para melhorar a qualidade e a quantidade do seu sono e consequentemente, do seu humor.

Assim, desligue os eletrônicos pelo menos uma hora antes de ir para a cama. Use sua cama somente para dormir e paraatividades sexuais. Desse modo, evite trabalhar na cama ou até mesmo no seu quarto, que deve ser um local apropriado apenas para você relaxar.  

4. Melhore seus hábitos alimentares  

Existem muitos nutrientes essenciais ao cérebro que podem afetar a depressão. Por exemplo, um estudo de 2012 descobriu que a deficiência de zinco aumenta os sintomas de depressão. Desse modo, melhorar sua dieta pode ser fundamental para reduzir seus sintomas.

Porém, antes de fazer qualquer mudança importante em sua alimentação ou começar a tomar vitaminas e suplementos, converse com o seu médico.

5. Aprenda a lidar com os pensamentos negativos  

A depressão não apenas faz você se sentir mal, mas também pode fazer com que você pense de forma mais negativa. Aprender a lidar e mudar esses pensamentos negativos, no entanto, pode melhorar o seu humor.

Nesse sentido, fazer terapia pode ser muito eficaz, ajudando a alterar seus padrões de pensamento não tão saudáveis. Há também muitos livros de autoajuda, aplicativos e cursos online que podem ajudá-lo a aprender como sair da depressão.

6. Combata a procrastinação  

Os sintomas da depressão, como fadiga e dificuldade de concentração, tornam a procrastinação muito tentadora. Então como sair da depressão se sentindo tão cansado?  

Todavia, procrastinar pode aumentar a culpa, preocupação e estresse, ou seja, alimentar um círculo vicioso de maus sentimentos. Por isso, é importante sempre tentar definir prazos e gerenciar bem o seu tempo.

Comece por estabelecer metas pequenas e vá concluindo conforme conseguir. Logo você perceberá que cada tarefa concluída com êxito lhe ajudará a romper o nefasto hábito da procrastinação.

7. Aumente sua serotonina naturalmente  

A serotonina é um neurotransmissor relacionado ao bem-estar e felicidade. Esse hormônio é produzido naturalmente pelo nosso corpo quando praticamos atividades físicas como caminhada, corrida e ciclismo.  

Segundo os cientistas, também é possível produzir serotonina quando lembramos de momentos felizes, recebemos contato físico, como um abraço ou uma massagem, e quando tomamos sol. Assim, elevar naturalmente seus níveis de serotonina é um ótimo modo de sair da depressão.  

Para concluir, lembre-se que a depressão exige muito cuidado, portanto, traga para perto de si somente o que te fizer bem. Corte relacionamentos tóxicos e, se possível, se demita de um emprego que te deixa infeliz, ao mesmo tempo em que se concentra apenas no que pode lhe trazer prazer.  

Isso, não se trata de egoísmo, mas sim de autocuidado. Pois, sair da depressão exige que você cuide da sua saúde mental com muita atenção, afinal, estamos falando da sua saúde, seu bem mais precioso!  

*Tatiana Pimenta é CEO e fundadora da Vittude, plataforma que conecta psicólogos e pacientes. Faz psicoterapia pessoal há quase 7 anos, sendo apaixonada por psicologia e comportamento humano. Idealizadora do Consultório Virtual da Vittude, desenvolvido especialmente para atendimentos de saúde, de forma segura e sigilosa.  
 

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