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Dieta e Saúde » QUARENTENA

Compulsão alimentar: nutricionista fala sobre alternativas que podem ajudar a controlar a ansiedade nesta quarentena

Júlia Beux apresentou ferramentas para uma melhor qualidade de vida através da nutrição, junto aos hábitos para saúde física, mental e social

Juliana Gardesani com supervisão de Marina Pastorelli Publicado em 06/09/2020, às 12h00

Nutricionista Júlia Beux fala sobre compulsão alimentar
Nutricionista Júlia Beux fala sobre compulsão alimentar - Pixabay

Por conta da pandemia da COVID-19, o novo coronavírus, milhões de brasileiros estão em quarentena, em suas casas, respeitando o isolamento social recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Muitas pessoas estão trabalhando home office (em casa) e por isso, estão com mais tempo sobrando. Quando estamos 'ociosos', é normal que, em alguns momentos, a ansiedade tome conta de nossos pensamentos.

O problema é, descontar essa 'falta do que fazer' na comida. Nós, da Máxima Digital, conversamos com a nutricionista clínica Júlia Beux, que, com sua experiência em comportamento alimentar, explicou o significado da compulsão e deu algumas ferramentas de apoio para quem está sofrendo do transtorno.

Máxima: Nesta quarentena, vimos muitas pessoas reclamarem do ganho de peso por ansiedade, falta do que fazer e até, depressão. Para essas pessoas que não estão conseguindo lidar com a compulsão, quais alimentos elas podem trocar o chocolate (por exemplo) para que possa dar alguma sensação de saciedade?

Júlia Beux:"Primeiramente gostaria de esclarecer a diferença entre Compulsão Alimentar e impulsividade. A Compulsão Alimentar trata-se de um quadro psiquiátrico e é diferente de nossa impulsividade em comer mais exageradamente (em uma freqüência menor) devido à culpa ou outras emoções. Todos nós possuímos um 'comer emocional' que pode ser válido para trazer lembranças, prazer ou até mesmo celebração. Isso se torna um 'problema' quando não temos atenção aos nossos sentimentos e 'engolimos' as emoções. Antes mesmo de pensar em dicas alimentares, preste atenção na sua rotina, crie o hábito de comer prestando mais atenção no momento e entendendo que comer bem é um ato de cuidado com você".

Máxima: Para tentar controlar a ansiedade e acabar não desconto na comida, de quantas em quantas horas as pessoas podem comer e o que?

Júlia Beux:"A ansiedade é multifatorial, não necessariamente você precisa comer de 'tanto em tanto' tempo, mas inserir mais alimentos naturais, com menos rótulos que irão proporcionar mais saciedade (por nutrir seu corpo). Prestar atenção na hidratação, pois muitas vezes as vontades de 'beliscar' durante o dia podem ser um sinal de falta de água. Tente se manter hidratado. Sempre eu você perceber que tem 'vontade de comer', reflita: 'eu comeria algo básico como uma fruta, um ovo, uma cenoura?' Se sim, busque comer algo nutritivo, que você goste e preste atenção. Se você perceber que é uma vontade muito urgente, nem específica mas aquilo como 'preciso comer algo gostoso agora!', preste atenção nas emoções, no que aconteceu na sua semana, naquele dia, respire. Muito provavelmente não é comida que você precisa".

Máxima: Trocar o chocolate normal por um chocolate diet ou amargo adianta na perda de peso?

Júlia Beux: "Não necessariamente. A perda de peso não esta atrelada a um alimento específico, não significa que comer ou não o chocolate fará uma diferença nesse processo, mas muitas vezes, comer com prazer, sem culpa, principalmente, com consciência é que fará você cometer menos exageros, conforme já citado acima.
O chocolate com uma proporção maior de cacau possui alguns compostos que auxiliam na saciedade e diminuição da ansiedade sim, mas nada como comer algo com a satisfação de se permitir cuidar de você".

Máxima:Shakes, chás e sucos de camomila, maracujá e elementos que "acalmam" o cérebro, podem ajudar na compulsão alimentar no dia a dia?

Júlia Beux:"Esses chás e alimentos são conhecidos por conter compostos bioativos, principalmente relacionados ao aumento de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar, portanto, uma diminuição da ansiedade e impulsividade no dia-a-dia (e também em relação à alimentação). Aposte em alimentos mais naturais e ricos em triptofano como cacau, banana, aveia, semente de abóbora e também ricos em magnésio como couve folha, espinafre e abacate".

Máxima: Dê uma dica para quem está sofrendo compulsão por ansiedade nesta quarentena.

Júlia Beux:Antes de pensar em excluir algum tipo de comida da sua vida, decida entender que não existe vilão ou mocinho, mas alimentos que são nutritivos e vão proporcionar mais bem estar e qualidade de vida. Conforme você se presta atenção na alimentação com consciência, percebe que evitar alguns alimentos e, principalmente, inserir outros te proporciona mais disposição, vitalidade e qualidade de vida. Troque o 'eu deveria cortar esse alimento' por 'eu escolho me sentir melhor e ter prazer em comer bem'". 

DICAS DE OURO CHECK!

Para ajudar a entender um pouco sobre comer com atenção, Júlia fez um passo-a-passo para manter um equilíbrio entre o corpo e a mente:

1. Desacelere, preste atenção no momento, evite distrações (televisão, celular);⁣

2. Escolha o alimento, olhe, prepare com carinho, monte um prato que seja atrativo, se presenteie com aquela refeição; ⁣

3. Sinta o alimento, mastigue bem e durante a mastigação procure inspirar, segurar o alimento na boca e ao mesmo tempo expirar também pelo nariz (isso aumenta a percepção de sabor); ⁣

4. Procure não colocar julgamentos na comida, aprecie esse, sinta prazer (seja esse alimento 'saudável ou não'), valorize cada mastigada; ⁣

5. Você provavelmente irá sentir saciedade antes do habitual, se sobrar comida no prato, guarde para depois. Você pode comer e se sentir satisfeito e não cheio(a); ⁣

6. Pratique, mesmo que seja na última garfada, se permita mudar aos poucos a forma de comer. ⁣

Vamos colocar as dicas dadas pela nutricionista em prática já, Máximas!

Saúde é o que interessa!

 

 

 

 

 

 

 

 

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