Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Dieta e Saúde / Alimentação

Conhece a catalonha? Saiba 6 benefícios da verdura para sua saúde

...e uma dica de receita deliciosa!

MÁXIMA Digital Publicado em 07/04/2019, às 17h30 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conheça os benefícios da catalonha e inclua na sua dieta - Shutterstock
Conheça os benefícios da catalonha e inclua na sua dieta - Shutterstock

1. Medicinal
A catalonha tem um efeito anti parasitário, ou seja, previne vermes! É um curinga para dar às crianças. “Por ser amarga, ela possui taninos e outras substâncias que provocam esse sabor forte, e previne o aparecimento de parasitas”, explica o nutrólogo Dr. Allan Ferreira.

2. Osso duro de roer
“É uma das verduras mais ricas em cálcio que existe! A vitamina K, juntamente com a vitamina D, são uma dupla poderosa pra prevenir osteoporose”, garante o especialista.

3. Dieta e exercício
Rico em fibras e com baixo teor calórico, a catalonha está liberada pra quem faz dieta. “É benéfica também pra quem pratica exercícios: possui minerais importantes para o funcionamento do músculo – cálcio, magnésio e potássio”, revela. A falta deles pode provocar cãibra!

4. Anti-inflamatória
Utilizada pelos egípcios pra tratar dores de estômago e úlceras, é uma verdura com efeito anti-inflamatório. “A catalonha é potente para tratar inflamações, e, consequentemente, ajuda a proteger o organismo”, completa.  

Rica em magnésio, que tem um efeito anti inflamatório importante, então é a principal razão.

5. Vitaminas mil
“Rica em vitamina A, a vitamina relacionada ao bom funcionamento dos tecidos, ela age como antioxidante e previne o envelhecimento”, comenta o nutrólogo. A presença de vitamina A também melhora a absorção de vitamina D, essencial para a manutenção dos ossos - previne osteoporose!

6. Recomendação
100g tem em torno de 20 calorias – uma mixaria! “Não tem muita restrição, como a maioria das verduras, a quantidade de catalonha está liberada!”, indica o expert. Ele alerta: ela é rica em vitamina K, que tem um forte efeito na coagulação do sangue. Quem tem problema com trombose ou risco de derrame, ou está tomando remédios anticoagulantes, está proibido de abusar desse alimento.

Receita: refogado delicioso

O melhor jeito de consumir a catalonha é crua, assim você não perde a vitamina C presente na verdura. Porém, se a ideia é preservar o sabor, refogar é a saída! “Ela costuma ser bem amarga, então fazê-la refogada é uma alternativa para suavizar esse gosto”, comenta Ferreira.

Refogue uma quantidade grande da verdura (500g, aproximadamente), como ela é composta 94% por água, vai murchar quando colocar no fogo! Adicione um dente de alho amassado e uma colher (sopa) de óleo; refogue por 5 a 8 minutos.