Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Corrida: 5 benefícios para o corpo e mente

Corra do sobrepeso, das doenças cardíacas, da fadiga, da osteoporose, da depressão... Basta aderir à corrida, um esporte gratuito e democrático que já mudou para muito melhor a vida de mais de 6 milhões de brasileiros

Texto: Diane Neubüser e Patrícia Affonso Publicado em 04/05/2017, às 12h25 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Corrida: 5 benefícios para o corpo e mente - Shutterstock
Corrida: 5 benefícios para o corpo e mente - Shutterstock
✔ MELHORA O HUMOR E REDUZ O STRESS
A corrida eleva os níveis da dopamina, neurotransmissor que desencadeia a sensação de prazer. “Além disso, estimula a liberação de endorfina, que promove bem-estar”, diz o educador físico e fisiologista Gabriel Fernandes Vieira (RJ).

✔ MANTÉM O CÉREBRO SAUDÁVEL
Aumenta a longevidade das artérias que irrigam de oxigênio e outros substratos regiões específicas do cérebro. Dessa forma, evita-se a degeneração que causa a redução da memória.

✔ ACELERA O METABOLISMO E AUXILIA NO CONTROLE E NA PERDA DE PESO
Corredores contam com uma significativa melhora na eficiência do gasto energético. “Isso porque a corrida eleva a produção e a ativação de substâncias responsáveis por controlar o metabolismo energético. Ainda queima calorias tanto durante o exercício quanto depois, quando o praticante está em repouso”, explica. 

✔ REVIGORA O CORAÇÃO
A elevação da frequência cardíaca, que acontece durante a prática, promove a dilatação de artérias e veias e a contração vigorosa delas. “Tais fatores fortalecem tanto as paredes dos vasos quanto o músculo do coração, aumentando a capacidade de bombeamento e ajudando a equilibrar a pressão arterial”, esclarece Gabriel. Vale lembrar que o aumento do colesterol HDL (bom) e a diminuição significativa da gordura corporal e dos triglicerídeos, consequências da atividade, também beneficiam o órgão. 

✔ FORTALECE OSSOS E ARTICULAÇÕES
O impacto nas articulações e o movimento frequente dos ossos durante a corrida promovem o aumento da produção de massa óssea. “Dessa maneira, há uma redução importante nos riscos da perda de massa óssea pelo envelhecimento, prevenindo males como artrite e osteoporose”, afirma. 

✔ AUMENTA A CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA
Isso se deve ao fato de que a corrida proporciona o fortalecimento da musculatura respiratória, além de melhorar o ritmo respiratório pela maior captação e absorção do oxigênio.