Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Cozinha organizada, dieta bem sucedida

Bem arrumado, este ambiente pode virar um aliado da perda de peso, ajudando a evitar escapadas na dieta

Marília Medrado Publicado em 26/06/2017, às 11h45 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um ambiente mais organizado, facilita melhores escolhas - Shutterstock
Um ambiente mais organizado, facilita melhores escolhas - Shutterstock

Se você tem planos de emagrecer, atenção à sua cozinha. Um estudo da Universidade de Cornell (EUA) mostrou que esse ambiente bagunçado - com louças na pia, sujeira, objetos espalhados... - provoca stress e leva ao consumo de guloseimas. "Locais organizados tendem a fazer as pessoas comerem menos", garante Lenny Vartanian, autor da pesquisa. Diante da desorganização, sentimos que não temos o controle da situação, e isso reflete na nossa dieta. Como? "Na presença do caos, há a liberação de cortisol, hormônio do stress, que em níveis elevados estimula indiretamente o desejo de comer", pontua a nutricionista e coach de emagrecimento Ana Paula Santos (RJ). Para piorar, a vontade é justamente por alimentos ricos em açúcar e gorduras, que trazem sensação de conforto. Siga algumas dicas que vão facilitar as escolhas saudáveis no seu dia a dia.


Operação limpeza
Faxina Descarte panelas quebradas, doe potes sem tampas ou itens duplicados. Jogue fora os alimentos vencidos e tire da vista os sabotadores da dieta - bolachas, salgadinhos... "Mantenha no espaço só as coisas que facilitam uma rotina equilibrada", recomenda Ana Paula.


Organização
"Na geladeira e na despensa, coloque os alimentos saudáveis à mostra e esconda os mais calóricos no fundo", indica o endocrinologista Renato Zilli (SP). Ana Paula sugere deixar à mão palitos de cenoura e aipo, além de frutas, como maçã e pera já lavadas ou, no caso de laranja e tangerina, descascadas. Eles são perfeitos para a fome fora de hora.


Sujou, lavou
Para evitar que os utensílios se acumulem na pia e você desanime de lavar tudo antes de cozinhar outra vez, uma dica: "Logo após a refeição, limpe a cozinha. Essa é também uma medida de higiene", diz a personal organizer Natalia Zanardi Ortiz, da OZ! Organize Sua Vida.


Na cozinha
Bater papo em volta da mesa, não! Vá conversar na sala. A cozinha deve ser reservada só para os momentos de preparo das refeições. Também evite ter televisão no local. Na hora de comer, deixe os alimentos no fogão, e não na mesa, para não cair na tentação de repetir o prato.


No supermercado
Leve uma lista do que precisa comprar de acordo com o seu cardápio e siga à risca. "Prefira pacotes menores de comida para não comer demais", diz Renato.