Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Dançar emagrece

Dinâmicas e divertidas, as aulas de ritmos auxiliam na perda de peso e também na tonificação dos músculos

Máxima Digital Publicado em 29/05/2017, às 11h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dançar pode ser uma alternativa para as mulheres que não gostam de academia - Shutterstock
Dançar pode ser uma alternativa para as mulheres que não gostam de academia - Shutterstock

Não é todo mundo que gosta ou se identifica com o ambiente das academias. Mas há muito tempo, isso deixou de ser desculpa para quem deseja, de verdade, fazer uma atividade. Afinal, já existem muitas modalidades que aparecem como opção à musculação, considerada por muitos como uma prática tediosa e até difícil. "A dança é uma atividade generosa, além de trabalhar o físico, também trabalha a mente. Por este motivo, é considerada uma atividade completa", comenta Helô Gouvêa, bailarina e sócia do Estúdio Anacãm (SP). E são muitos os ritmos que podem ajudar na manutenção da saúde, da boa forma e, de quebra, controlar o stress e a ansiedade. Confira alguns exemplos?

Walk Dance
Criada por Helô Gouvêa, a modalidade é uma junção de caminhada a outros movimentos da dança, buscando unir os benefícios de ambas atividades. Mais dinâmica do que uma caminhada normal, a aula é uma boa opção de atividade aeróbica: as coreografias fazem mexer braços, ombros, cintura e as pernas. Calorias gastas por aula: 500, em média.

AeroJazz
É a combinação dos movimentos básicos do jazz em uma sequência coreografada durante a aula. A atividade mantém a frequência cardíaca alta, o que propicia uma queima calórica intensa. Calorias gastas por aula: até 1500.

Aerozouk
As coreografias, sob o ritmo da música cantada em créole (língua que mistura francês com dialetos africanos) lembram a lambada, apesar de serem mais lentas. Assim como o merengue, o passo básico é um caminhar, para frente e para trás, transferindo o peso corporal de um pé ao outro com movimentos de inclinação e circundução da cabeça. Calorias gastas por aula: até 1500.

Street Dance
O estilo engloba diversas modalidades de dança. Em cada aula o professor ensina um pouco da essência dos diferentes estilos como, breaking, locking, popping, freestyle entre outros. Calorias gastas por aula: de 700 a 1000.

Zumba
Inspirada na dança latina, é composta de movimentos simples, para que todos possam acompanhar e se divertir durante a prática. Os benefícios  vão do fortalecimento de ossos e músculos, até a manutenção da silhueta. Calorias  gastas por aula: até 1200.