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Doce sem culpa

Aposte no melhor tipo de chocolate e fique em paz com a balança

Texto: Carmen Cagnoni Publicado em 26/03/2016, às 10h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Saiba apreciar o chocolate sem culpa
Saiba apreciar o chocolate sem culpa - Shutterstock

Ao leite, branco, amargo, meio amargo, crocante... São tantas as opções, que é difícil escolher, especialmente em época de Páscoa. De acordo com a nutricionista funcional Andrezza Botelho (SP/RJ), é possível, sim, consumir essas delícias sem culpa, basta fazer as opções corretas. “Quem acha que chocolate só traz celulites e gordurinhas extras está enganado! Esse alimento tão desejado também oferece benefícios para a saúde, como melhora do humor, combate à depressão e ansiedade, além de ser altamente energético”, explica a nutricionista. Confira abaixo as dicas de como aproveitar esses benefícios:

Aposte no chocolate certo
O ideal é optar pelo chocolate amargo, que contém cerca de 50% a 85% de cacau, pouco açúcar e entre 250 a 450 mg de antioxidantes. Em seguida, o mais indicado é o meio amargo e, então, o chocolate ao leite. “Normalmente, os chocolates ao leite possuem mais manteiga de cacau, o que significa maior porcentagem de gordura e menor efeito benéfico para o corpo”, explica Andrezza. Já o chocolate branco deve ser a última opção, pois não possui cacau e nem substâncias antioxidantes. Outro cuidado que se deve ter é em relação à escolha da versão diet. “Ela é indicada, especialmente, para pacientes diabéticos, que têm restrição ao consumo de açúcar. Não é recomendado para pessoas que desejam perder peso, visto que o açúcar é substituído por gordura, aumentando o valor calórico do doce”, argumenta a especialista.

Fuja dos excessos
Evite comprar – e comer – grandes quantidades apenas por empolgação. Vale mais consumir uma pequena porção de chocolate de boa qualidade do que muito de má qualidade. “Isso porque algumas pessoas podem ter enxaqueca por sensibilidade ou devido à ação de substâncias vasodilatadoras presentes no alimento. Outras podem ter sensibilidade a certos componentes, como leite e glúten. Em excesso, o chocolate pode causar diarreia devido ao alto teor de gorduras. Além disso, ele contém gorduras saturada e hidrogenada, o que prejudica o coração e pode levar ao aumento da celulite e da acne”, alerta Andrezza.

Escolha a sobremesa
“Comer chocolate com o estômago vazio faz aumentar os níveis de açúcar no sangue e ao caírem a fome pode bater ainda mais forte”, revela Andrezza. Por isso, aposte, antes, em uma refeição rica em proteínas e fibras. “O indicado é consumir até 10 g de chocolate meio amargo ao dia”, salienta.

Pequenas delícias
Escolhas menores são mais inteligentes. Um ovo de Páscoa de tamanho grande pode ter até 1.075 calorias, enquanto os pequenos têm cerca de 72 calorias. “O cérebro não diferencia a quantidade de  chocolate consumida, a liberação de serotonina - o hormônio da felicidade – é a mesma”, finaliza a especialista.

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