Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Está com dificuldade? Nutricionista dá 5 dicas de como tirar a lactose do dia-a-dia

Quer tirar a lactose da alimentação? A nutricionista Bruna Formicola ensina como você pode fazer isso

Máxima Digital Publicado em 30/11/2019, às 06h15 - Atualizado às 07h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nutricionista dá dicas de como tirar a lactose do dia-a-dia - GettyImages
Nutricionista dá dicas de como tirar a lactose do dia-a-dia - GettyImages

Não é de hoje que a lactose virou a vilã de muitas dietas.

É comum que algumas muitas pessoas sintam indisposição ao ingerir leite, iorgurte, queijo e derivados, porque a única enzima no corpo que digere esses alimentos é a lactase.

Acontece que os bebês, por exemplo, têm a produção de lactase altíssima, por isso conseguem viver só do leite materno por um bom tempo. Conforme os anos vão passando, o próprio organismo diminui a quantidade dessa enzima, até porque outros alimentos vão sendo introduzidos na dieta, e a digestão da lactose acaba sendo dificultada. É aí que começa o desconforto para algumas pessoas!

Se você é um desses que não se sente bem com a ingestão desse açúcar produzido pelo próprio leite, a boa notícia é que hoje-em-dia já está muito fácil de tirá-lo da alimentação!

Para comprovar isso, a nutricionista Bruna Marquezi Formicola, consultora da Verde Campo, conversou com a equipe da Máxima Digital e entregou 5 dicas de como podemos começar a eliminar a lactose das nossas refeições. E o melhor de tudo: de uma forma deliciosa!

CONFIRA:

1)    Opte por produtos já sem lactose (que contenham a enzima lactase em sua composição) como queijos, requeijões, iogurtes, creme de leite e iogurtes proteicos.


2)    Faça pastinhas alternativas usando fontes vegetais, como tofu e grão-de-bico.


3)    Para o café da manhã, um mingau de aveia com leite sem lactose, banana e canela é uma receita prática e deliciosa!

4)    Nos lanches intermediários, escolha um iogurte desses que já sejam sem lactose e faça uma vitamina. Iogurte sem lactose, morangos congelados e chia é uma ótima pedida!



5)
    Consuma alimentos que são fontes de cálcio, como brócolis, gergelim, sardinha, bacalhau

Fotos: GettyImages