Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Seu olho está seco?

Visão turva, sensação de areia, vermelhidão, coceira ou ardor são sintomas comuns nesta época do ano e que merecem atenção

Texto: Diane Neubüser Publicado em 01/09/2016, às 13h15 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seu olho está seco? - Shutterstock
Seu olho está seco? - Shutterstock
A primeira coisa que você precisa saber sobre o olho seco é que o problema pode ser decorrente da síndrome de Sjögren. “Trata-se de uma doença autoimune que ataca as glândulas lacrimais, alterando a sua composição”, explica a oftalmologista Keila de Carvalho (SP). Portanto, ao detectar alguma anormalidade nos olhos, procure um oftalmologista. Nada de sair pingando colírio por conta própria, hein! Se a razão da secura não é a enfermidade, pode ser devido à exposição à poluição, ao ar condicionado e a climas secos. O frio e o vento também pioram o quadro, por isso é comum que as crises apareçam ou se intensifiquem no inverno. Outro agravante é permanecer longos períodos encarando a tela do computador, da TV e do celular, porque os olhos ficam vidrados e piscam menos. Sem esse movimento natural não há lubrificação. Além de todos os fatores externos, as oscilações hormonais deixam as mulheres mais propensas ao mal, já que o estrogênio está diretamente ligado à produção da lágrima. Adote estes hábitos para evitar transtornos.

TIRE A MAQUIAGEM
Os resíduos de sombra, delineador e máscara podem atingir a glândula que produz a lágrima e alterar a composição dela. Então não durma maquiada. Use um lenço umedecido ou um demaquilante específico para a região. Ah! E evite aplicar cosméticos com ácido retinoico ao redor dos olhos, pois pioram o quadro.

UMIDIFIQUE O AR DO AMBIENTE
Pelo menos dentro de casa você pode criar uma atmosfera mais confortável para os olhos. Invista num umidificador de ar para aliviar a secura e, consequentemente, os sintomas incômodos do olho seco.

DESCANSE A VISTA
Se você trabalha em frente ao computador ou assiste muita televisão, a cada 50 minutos olhando para a tela desvie o olhar para um ponto fixo distante. Esse ajuste de foco descansa o órgão e também estimula as piscadas.

HIDRATE A LÁGRIMA
Você já está cansada de saber que deve tomar 2 litros de água por dia e, para lubrificar o olho, não é diferente. Afinal, a lágrima é composta principalmente desse líquido, mais sais minerais, proteína e gordura.

CONSUMA ÔMEGA 3
No caso da síndrome de Sjögren, dietas ricas nessa gordura ajudam a reequilibrar a composição da lágrima. Encontre o nutriente em peixes (como sardinha, atum e salmão), na chia, na linhaça e em nozes.