Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Dieta e Saúde / Incoerência

Youtuber vegana é flagrada comendo peixe, vídeo revolta fãs e influencer se explica

Yovana Mendoza Ayres, conhecida como Rawvana nas redes sociais, abriu o jogo sobre sua mudança de dieta

Máxima Digital Publicado em 28/03/2019, às 11h15 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Yovana Mendoza Ayres, mais conhecida como Rawvana se pronuncia após ser flagrada comendo peixe e ovos - Reprodução/ Youtube
Yovana Mendoza Ayres, mais conhecida como Rawvana se pronuncia após ser flagrada comendo peixe e ovos - Reprodução/ Youtube

Yovana Mendoza Ayres, youtuber vegana mais conhecida na web como Rawvana, surgiu comendo peixe em um vídeo durante sua viagem para Bali, na Indonésia, e isso foi o suficiente para estragar a imagem de defensora dos animais que sustentou por anos.

Desde 2013, Rawvana influencia muitas pessoas com seu estilo de vida, principalmente por se dedicar a uma alimentação completamente vetada de produtos de origem animal e à base de alimentos crus, se encaixando na categoria dos crudiveganos. Fluente tanto no inglês quanto no espanhol, a youtuber compartilha vídeos nos dois idiomas com receitinhas especiais, dicas de beleza, conselhos e muito outros conteúdos que interessam a qualquer um que queira se dedicar ao estilo vegano de se viver.

Acontece que mesmo pregando todos esses conceitos nas redes sociais, Yovana foi flagrada comendo peixe pela amiga Paula Galindo e sua atitude causou tanto alvoroço, que ela resolveu se explicar para os internautas que exigiram um esclarecimento.

Problemas de saúde

O motivo para haver um pedaço de peixe no prato de Rawvana no registro compartilhado por Paula era: saúde. E dias depois após o ataque que recebeu pelo vídeo viralizado, a vegana se pronunciou. "Sinto muito pela maneira como descobriram sobre a minha recente mudança de dieta. Comecei a incluir alimentos por causa das minhas condições de saúde", explicou, triste.

A garota que mora em San Diego, na Califórnia, contou que, apesar de ninguém perceber, ela passou os últimos anos muito doente. Anemia, bactérias no intestino e comprometimento no ciclo menstrual foram alguns dos problemas que enfrentou.

Portanto, o ovo e o peixe foram adicionados à sua dieta apenas em janeiro de forma forçada por médicos, assim como os alimentos cozidos -- que também já estraram em sua rotina há três anos mesmo sem seu público saber. "Não tinha compartilhado antes porque precisava de tempo para me curar, para me sentir bem, e aí contar para vocês".

"Nas últimas semanas tenho me sentido melhor, com mais energia. Quero retomar a alimentação que compartilho com vocês", declarou, deixando claro que pretende, em breve, voltar com o estilo de vida que prega.

Riscos de seguir influenciadores digitais

De acordo com a nutricionista Rhiannon Lambert, o número de pacientes com sintomas ruins ocasionados por má alimentação só aumenta. Transtorno alimentar, inclusive, é uma das consequências que pode ocorrer com quem segue dietas que as celebridades compartilham na web.

"Vídeos sobre o vegentarianismo levaram aos vídeos sobre veganismo. Vídeos sobre caminhadas levaram aos vídeos sobre como correr ultramaratonas", escreveu a socióloga Zeynep Tufekci. "Parece que você nunca é 'duro' o suficiente para o algoritmo de recomendação do YouTube."

Ausência

Rawvana, desde que tudo aconteceu, preferiu se ausentar um pouco das redes sociais. Segundo ela, seu foco, agora, é em sua própria recuperação.