Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

7 dicas para não fugir da dieta nos eventos sociais

Tem uma festa ou uma reunião na casa de amigos e não quer comprometer seu plano alimentar? Veja como segurar a onda:

Máxima Digital Publicado em 03/06/2017, às 11h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguns truques ajudam a manter a dieta em dia e a consciência tranquila - Shutterstock
Alguns truques ajudam a manter a dieta em dia e a consciência tranquila - Shutterstock

- Faça um lanche antes de sair de casa, contendo boa quantidade de fibras, como salada ou salada de frutas, por exemplo. “Se você costuma ter grande desejo de doces, uma recomendação é comer uma barrinha pequena de chocolate 80%, que não estimulará a vontade de comer doces sem parar e trará outros benefícios neuroquímicos”, indica o nutrólogo Luís Carlos Silveira, fundador do spa Kurotel. Você pode, se preferir, deixá-la dentro do carro para consumir na volta para a casa.

- Evite o couvert. “Nele, as pessoas acabam ingerindo uma grande quantidade de calorias sem perceber”, conta o especialista. Tem mais: um estudo mostrou que o desejo por comer comidas calóricas nas refeições principais é maior quando se ingere comidas mais calóricas nos couverts (como manteigas e queijos gordurosos), comparado à quando se inicia a refeição com comidas menos gordurosas.

- Verifique se há salada como opção e sempre comece pela salada antes do prato principal, separadamente. Procure esperar alguns minutos entre a salada e o prato principal para haver tempo dos hormônios relacionados à saciedade agirem — eles são ativados cerca de 20 minutos após as primeiras mastigações, até atingirem certos trechos do seu trato gastrintestinal.

- Sirva-se uma quantidade 25% menor do que desejaria se servir. Acredite, é suficiente!

- Busque os alimentos de mais baixo valor calórico. Para isso, dê uma boa olhada em todas as opções disponíveis antes de montar seu prato.

- Evite a sobremesa, já que o açúcar ativa o desejo por comer mais. Se tiver com grande desejo, veja se há alguma opção de frutas.

- Evite tomar líquidos com as refeições para poder mastigar melhor e comer mais devagar. Se optar por tomar bebida alcoólica, faça com calma e procure não passar de uma dose (taça). Beba muita água!