Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Mitos e verdades sobre o pão

Renegado à categoria de vilão das dietas, o alimento tem, sim, suas qualidades. Saiba o que é real e o que não passa de crendice popular

Texto: Carmen Cagnoni Publicado em 15/09/2015, às 13h33 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
pão - Shutterstock
pão - Shutterstock

A maioria das pessoas pensa que pão é sinônimo de carboidrato, por isso ele é eliminado do cardápio quando o desejo é perder peso. No entanto, o alimento também é fonte de outros nutrientes importantes para a saúde. Confira com a equipe de nutricionistas da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) o que é de fato verdade sobre esse item importante da dieta.

É um alimento nutritivo
Verdade: além dos carboidratos, importantes para gerar energia para todas as atividades do dia, os pães contêm muitos nutrientes e sais minerais, como retinol, fósforo, ferro, cobre, zinco, ácido fólico, potássio, entre outros.

Engorda
Mito: assim como todos os alimentos, depende da quantidade consumida. A recomendação diária é de duas fatias (no caso dos pães de forma). Uma boa escolha está nas opções elaboradas com cereais integrais.

Deve ser excluído da alimentação
Mito: tal atitude é contraindicada, pois ele faz parte da base alimentar, sendo indicado para qualquer pessoa, em qualquer idade, exceto para quem é alérgico ou intolerante a algum dos ingredientes.

Pão integral engorda menos que o branco
Mito: a quantidade de calorias é similar. Como outro pão qualquer, quando consumido em excesso, também poderá originar aumento do peso.