Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Receitas de sucos detox e energizantes e seus benefícios para o pós-réveillon

Nos ingredientes, frutas ricas em nutrientes que ajudam a manter a hidratação, desintoxicar o organismo e ganhar energia para o início do ano

Gabriella Gouveia Publicado em 25/12/2016, às 12h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A bebida refresca e ainda possui ótimos benefícios para o organismo e corpo - Shutterstock
A bebida refresca e ainda possui ótimos benefícios para o organismo e corpo - Shutterstock

Com a proximidade da festa de virada de ano e dos excessos que normalmente ocorrem nas celebrações, Weruska Barrios, nutricionista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo ensina alguns truques para manter a hidratação e desintoxicar o organismo, combatendo os sintomas dos excessos das festas de fim de ano.

"Para ajudar o organismo a se reestabelecer dos exageros de comida e bebida durante as festas de fim de ano, a principal dica é a ingestão de líquidos em abundância, água e sucos de frutas in natura, sem ingredientes industrializados, conservantes e açúcar. As frutas, ricas em micronutrientes, minerais e vitaminas, são de fácil digestão, ativam as funções gástricas e desintoxicam o organismo. Além disso, ajudam no balanço hidroeletrolítico", orienta a nutricionista.

Weruska explica que com o excesso de consumo de bebidas alcoólicas que, mesmo não recomendado, muitas vezes ocorre nas festas, o corpo sofre desequilíbrio hidroeletrolítico, que é quando os eletrólitos do corpo humano (sódio, potássio, cálcio, entre outros) não estão dentro das taxas necessárias para que possam exercer normalmente suas funções, causando a alteração da pressão arterial, mal-estar, vômitos, diarreia e outros sintomas.

A especialista recomenda misturar pelo menos duas frutas de cores diferentes em um mesmo suco por conta da composição de minerais e vitaminas distintas que cada uma pode acrescentar à bebida.

"Quando converso com os meus pacientes na BP, percebo que raramente eles misturam ingredientes no suco natural. Porém, frutas de cores diferentes possuem nutrientes variados, que trazem diversos benefícios quando associados em um mesmo suco, tornando essa união uma opção rica, nutritiva e deliciosa. Acrescentar ainda algumas ervas é um bom truque, porque são agentes digestivos e calmantes, como hortelã, manjericão ou erva-doce", completa Weruska.

Para desintoxicar:

Segundo Weruska Barrios, o suco detox é uma técnica de nutrição usada para liberar as toxinas acumuladas no organismo por meio da urina e reidratar o organismo, eliminando o mal-estar após o consumo excessivo de substâncias como gorduras, agrotóxicos e bebidas alcoólicas.O suco é feito usando folhas verdes, ervas, frutas e água de coco no liquidificador. Os ingredientes são diuréticos, antioxidantes e anti-inflamatórios.

"Uma ótima pedida é bater no liquidificador água de coco com o suco de melão, que é diurético e estimula a excreção de metabólicos do organismo, somado à uva roxa, que é rica em substâncias funcionais cardioprotetoras, e ao manjericão, que contém agentes digestivos e calmantes", recomenda.  

Para energizar:

No Réveillon é comum gastar muita energia por conta da comemoração e, por isso, Weruska também recomenda um suco para que a disposição volte 100% no dia seguinte.

"A laranja tem bastante fibra e vitamina C e o morango é antioxidante e rico em radicais livres. As duas frutas somadas ao guaraná em pó (que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais) e ao mel, que fornecem energia rápida, é uma ótima ferramenta para ganhar disposição no começo do ano. Tudo isso sempre acompanhado da hidratação com muita água", recomenda a nutricionista.