Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Termogênicos

Entenda como o suplemento ajuda a secar as gordurinhas e quais os cuidados que precisam ser adotados para tomá-lo

Diane Neubüser Publicado em 26/12/2016, às 09h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Termogênicos - Foto Shutterstock
Termogênicos - Foto Shutterstock

Como os termogênicos agem no organismo

“Os termogênicos ajudam a emagrecer porque fazem com que o organismo transforme os estoques de gordura em energia. Esse processo gera calor, causando um aumento da temperatura corporal — a termogênese — que acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico”, explica o nutricionista Rodrigo Judson de Faria. Esses suplementos são compostos basicamente de cafeína em formas concentradas, extraída dos extratos do guaraná, no chá verde e do chá preto ou nos suplementos alimentares. 

Apesar de promissores, é claro que os comprimidos, sozinhos, não fazem milagre. A conta para perder peso é simples: você precisa gastar mais calorias do que ingere. “Ao consumir os termogênicos, a pessoa acelerará o seu metabolismo, gastando mais calorias do que o normal, o que certamente ajudará na manutenção de um balanço calórico negativo. Mas eles não podem compensar muitos excessos na alimentação e, muito menos, a ausência de atividades físicas”, explica o especialista.

Quem não pode tomar termogênicos

Os termogênicos não são indicados para hipertensos e doentes cardíacos. “Quando ingerido por pessoas saudáveis, dentro das dosagens recomendadas por médicos especializados, dificilmente existirão efeitos colaterais que possam trazer algum risco à saúde”, diz o nutricionista.