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Whey protein

Saiba o que é, para quem é indicado e como o suplemento pode ajudar a emagrecer

Diane Neubüser Publicado em 23/01/2017, às 09h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Whey Protein - entenda como o suplemento ajuda a emagrecer
Whey Protein - entenda como o suplemento ajuda a emagrecer - Foto Shutterstock

O que é?

O Whey Protein é a proteína extraída do soro do leite e, por ter alto valor biológico e rápida absorção, se tornou um dos melhores produtos para otimizar a recuperação metabólica logo após a atividade física. Sua composição possui alta concentração de Glutamina e BCAA, que fornecem aminoácidos essenciais para o corpo. Ela é mais comumente encontrada em forma de shakes e barras de proteína, mas também existem versões em sopa, massa, pasta de amendoim, sorvete etc.

Quais são os benefícios do Whey Protein para a saúde?

É antioxidante, evita lesões nas fibras musculares, minimiza a fadiga, fortalece o sistema imunológico, reduz sintomas de excesso de treino e dá suporte para o aumento e manutenção da massa magra e ajuda a eliminar gordura.

É verdade que o Whey Protein engorda?

Se tomado conforme as indicações, não engorda. Pelo contrário: até ajuda a emagrecer. Como promove o aumento da massa magra (músculos) ele acelera o metabolismo (necessário para manter a musculatura) e faz o nosso organismo gastar mais calorias. Além disso o suplemento libera um hormônio, chamado colecistoquinina, que ajuda a saciar e controlar o apetite. “A dose certa de whey varia conforme objetivo, estatura, idade e hábitos de cada um”, avisa o Dr. Carlos Reginato, especialista em nutrologia. Procure um especialista para indicar a melhor dose para você.

Quando tomar?

O melhor horário para ser consumido é após as atividades físicas, pois é quando os tecidos foram trabalhados e estão passando por mudanças. Seus nutrientes começam a agir no corpo em cerca de meia hora.

Diferentes tipos de Whey Protein:

  • Concentrado: Passa apenas por uma filtragem e possui gordura, lactose, carboidratos e minerais. Sua velocidade de absorção é a mais lenta entre os 3 tipos.
  • Isolado: É o mais puro, contém de 90 a 100% de pureza, possui mais proteínas e passa por um processo de filtragem mais específico e tem maior velocidade de absorção.
  • Hidrolisado: É o mais caro entre os 3 tipos, pois sua produção requer maior complexidade. Não contém lactose e é a proteína de mais rápida digestão. 

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