Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Entenda como conquistar condicionamento físico sem prejudicar a saúde

Seguir programa de treinamento e ter comprometimento com os exercícios são fundamentais

Redação EdiCase Publicado em 30/03/2023, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Praticar esportes com frequência gera benefícios para a saúde e para a estética (Imagem: Bojan Milinkov | Shutterstock)
Praticar esportes com frequência gera benefícios para a saúde e para a estética (Imagem: Bojan Milinkov | Shutterstock)

É comum matricular-se na academia e, imediatamente, questionar o treinador sobre o tempo necessário para conseguir os resultados desejados. Ao iniciar seu projeto em busca de um corpo saudável, é preciso estar ciente de que cada organismo responde de uma forma diferente à prática esportiva, sendo essencial respeitar as particularidades e os limites referentes a cada indivíduo.

Trabalho do personal trainer

O treinador ou o personal trainer são os responsáveis por analisar e elaborar um programa de exercícios compatível com o seu tipo físico. “Após verificar se a pessoa está apta, por meio de exames médicos gerais, é necessário saber qual seu objetivo quanto à prática de atividades deste gênero. Os próximos passos são: responder a um questionário de aptidão para atividade física e realizar uma avaliação física (medidas antropométricas e composição corporal)”, explica o personal trainer José Wilker.

Vantagens do condicionamento

Um bom condicionamento físicopermite ousar em alguns exercícios. O tempo de prática esportiva também influencia a questão. Isso porque aqueles que incluem o esporte na rotina, desde sempre, costumam ter maior resistência.

“As pessoas melhoram muito o condicionamento fazendo atividades físicas ao longo do tempo, mas o limite é algo bastante individual. Adaptações neurológicas ou orgânicas podem ser feitas para garantir um rendimento melhor nos exercícios e uma melhor qualidade de vida”, analisa Wilker. O profissional acrescenta que: “se você praticar esportes com frequência, terá ganhos significativos na saúde e na estética e aumentará sua resistência física”.

Mulher em academia fazendo elevação pélvica
Para manter o condicionamento é importante regularidade e variedade nos exercícios (Imagem: Vladimir Borovic | Shutterstock)

Tempo para o condicionamento

Para chegar ao condicionamento desejado, não existe um tempo predeterminado. O segredo é ser disciplinado e pensar que a recompensa será gratificante. Tudo depende do programa de treinamento e do seu comprometimento.

“Um programa com duração de 10 a 12 semanas não trará benefícios eternos. Se você parar de se exercitar, o que ganhou de massa muscular será perdido com o tempo”, alerta o personal trainer. Por isso, é importante manter a regularidade e a variedade dos exercícios.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!