Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram Máxima
Estilo » Cabelos

Como cuidar dos cabelos grisalhos? Confira quatro dicas para esse tipo de fio 

Hidratação, proteção e produtos para evitar amarelamento são primordiais para manter a saúde dos fios brancos

Máxima Digital Publicado em 03/08/2019, às 16h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Cabelos Grisalhos
Cabelos Grisalhos - Getty Images

Cheios de estilo, os cabelos grisalhos são uma tendência.

Para que esses fios fiquem um sucesso, é preciso muito cuidado, afinal eles podem ficar ressecados e quebradiços, além de amarelar. 

Esse fato acontece porquê a despigmentação é resultado na queda da produção de melanina, proteína responsável por colorir e dar maleabilidade aos fios.

Para Armando Bessa,  hairstylist e especialista em visagismo 3D, assumir os cabelos brancos é uma decisão que varia de pessoa para pessoa. “O gosto e o desejo da pessoa nunca devem ser deixados de lado porque não adianta impor um estilo que a deixará infeliz ou desconfortável. O visagismo é importante para que cada um se sinta bem consigo mesma”, ele afirma. 

Confira quatro dicas para cuidar e manter a beleza dos cabelos grisalhos:

#1 HIDRATAÇÃO

Quando a produção de melanina reduz, os fios tendem a ficar ressecados e finos, aumentando o frizz. A hidratação é um passo indispensável na rotina de cuidados. Portanto, investir em xampus e condicionadores que cumpram essa função é essencial. “As principais marcas presentes no mercado contam com produtos com esta proposta e que são muito tecnológicos e eficientes, assim, é só escolher o que mais te agrada”, sugere Bessa.

Um toque especial é apostar na umectação, que pode ser feita a cada 15 dias. Para criar uma máscara, misture óleos essenciais, como o de argan ou abacate, a um creme. Depois, aplique por todo comprimento evitando a raiz e deixe agir por, no mínimo, duas horas. A aplicação deve ser ao aplicar os óleos nos cabelos, umavez que eles podem criar uma barreira de difícil remoção e que atrapalha a aderência dos outros procedimentos. 

#2 EVITAR O AMARELAMENTO, RESSECAMENTO E QUEBRAS

Quando expostas ao sol e a outros agentes, como a fumaça do cigarro, os fios grisalhos podem amarelar e perder o brilho. Para evitar que isso aconteça, uma dica essencial é o uso de produtos roxos. “Como estas linhas podem deixar os fios oleosos e arroxeados, precisamos ter atenção à frequência de uso que, normalmente, deve ser semanal”, pontua o hairstylist.

Ao mesmo tempo, o uso de protetores capilares com FPS, chapéus e lenços para proteger da luz solar, assim como protetores térmicos ao utilizar secador, chapinha ou babyliss, é necessário. “Com estas ações, também impedimos que os cabelos fiquem mais ressecados e quebradiços”, alerta ele.

#3 CORTES

O Pixie Cut, antes chamado de ‘Joãozinho’, é uma opção versátil e prática para quem aderiu aos brancos, visto que os fios são mais arrepiados e este corte permite visual despojado. “É um estilo que está em alta e, mesmo que a pessoa prefira o cabelo mais alinhado, é possível fazer uma escova sem perder a modernidade”, orienta Bessa.

Para quem prefere cabelos médios, o Blunt Cut é a melhor escolha. O corte permite diversas modelagens de acordo com o gosto ou a ocasião e também é favorecido pelos fios eriçados em visual bagunçado. Os cortes longos, por sua vez, podem ter bases mais retas. “Isto, somado a fios pouco repicados, pesam e permitem um visual mais alinhado”, completa.

#4 NA HORA DA COLORAÇÃO

Para quem opta por tingir os brancos, não há diferença no processo. Antes de colorir, é imprescindível garantir que os fios estejam saudáveis, com pH equilibrado e sem resíduos de cloro, sal ou procedimentos anteriores, por exemplo. “Além disso, lembrar sempre de utilizar colorações ou tonalizantes de qualidade e recorrer a ajuda de um profissional em caso de dúvidas”, explica o hairstylist e especialista em visagismo 3D.

Para não sobrecarregar, o ideal é que o processo seja feito apenas quando pelo menos 30% do cabelo estiver branco. Outro ponto a ser considerado é a escolha do produto. Tinturas cobrem a superfície com mais eficiência e os grisalhos aparecem conforme os fios crescem. Já os tonalizantes saem aos poucos com as lavagens, assim, os brancos podem aparecer não apenas próximo à raiz, mas também no comprimento.