Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Famosos / Beyday

14 vezes que Beyoncé nos deu uma lição de vida com suas músicas

No aniversário de 39 anos da cantora, separamos 14 mensagens que Bey nos passou através de suas canções

Máxima Digital Publicado em 04/09/2020, às 16h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
No aniversário de 39 anos da cantora, separamos 15 mensagens que Bey nos passou através de suas canções - GettyImages
No aniversário de 39 anos da cantora, separamos 15 mensagens que Bey nos passou através de suas canções - GettyImages

Beyoncé não é conhecida como Queen B por acaso. A rainha é dona de um currículo que mostra a sua importância para a música e sociedade.

São nove álbuns, mais de 60 singles e várias estatuetas do Grammy e é a cantora com o maior número de estatuetas do BET Awards, com 31. Contudo, Bey sabe que não é apenas de prêmios que uma carreira se consolida para a eternidade. Com a sua voz impactante e um estilo impecável, a cantora vai além.

O seu trabalho é voz para feminismo, representatividade, força e respeito entre as raças.  Nesta sexta-feira, 4, Beyoncé completa 39 anos, e nós, da Máxima Digital, escolhemos as 14 lições de vida que a artista nos passou através de suas músicas. 

Autoestima de mulheres negras

Bey busca empoderar e aumentar a autoestima de mulheres negras ao longo de sua carreira. No seu último trabalho, ela nos apresentou Brown Skin Girl, com uma letra linda e um clipe encantador e delicado ao mostrar o passado e o futuro de negras.

Letra:

Garota de pele morena; Sua pele é como pérolas; A melhor coisa do mundo; Nunca troquei você por ninguém(Original: Brown skin girl; Your skin just like pearls; The best thing in the world; Never trade you for anybody else)

Ninguém é insubstituível e podemos terminar sem ser o fim do mundo

Às vezes ficamos com medo de terminar um relacionamento por causa do medo de não encontrarmos alguém melhor. Em Irreplaceable, Bey nos mostra que é possível e um término não é o fim do mundo

Letra: Eu posso ter outro como você para amanhã; Então, você, nem por um segundo, pense; Que você é insubstituível. (Original: I'll have another you by tomorrow; So don't you ever for a second get to thinkin'; You're irreplaceable)

Devemos nos colocar no lugar do outro para não magoar ninguém

Em If I Were A Boy, Beyoncé lista coisas que faria se fosse um homem no lugar de uma mulher na relação, valendo-se do ponto de vista de uma relação heteronormativa, para não magoá-la. 

Letra: Juro que seria um homem melhor; Eu a escutaria; Porque sei como magoa (Original: I swear I'd be a better man; I'd listen to her; Cause I know how it hurts)

A perfeição não existe mesmo que te digam o contrário

A forte pressão em cima das pessoas por um padrão inalcançável é evidenciada à todo momento. Beyoncé nos mostra em Pretty Hurts que o perfeito não existe - não importa o que digam.

Letra: A beleza machuca; Evidenciamos o que temos de pior; A perfeição é a doença da nação; A beleza machuca; Evidenciamos o que temos de pior; Tente reparar algo; Mas você não pode reparar o que não consegue ver; É a alma que precisa de cirurgia. (Original: Pretty hurts; We shine the light on whatever's worse; Perfection is the disease of a nation; Pretty hurts; We shine the light on whatever's worse; Tryna fix something; But you can't fix what you can't see; It's the soul that needs the surgery.

Você se basta

Sabe quando você termina um relacionamento e entende que você é tudo o que precisa? Beyoncé nos estrega a melhor forma de superação em forma de música em Me, Myself and I.

Letra: Isso levou um tempo; mas agora eu mudei; Porque eu percebi que eu tinha; Eu, eu mesma e eu; Foi tudo que eu tive no fim. (Original: It took me sometime, but now; I've moved on; 'Cuz I realized I got; Me, myself and I; That's all I got in the end)

Não esqueça suas origens

'Black is King' foi um marco nas produções de Queen B.

Deixe sua marca no mundo

A nossa jornada em vida é cheia de sonhos, propósitos e medos, mas é fundamental deixar uma marca no mundo. I Was Here é a canção perfeita para isso.

Letra: Quero deixar minhas pegadas nas areias do tempo; Saber que havia algo lá; E algo que deixe para trás; Quando eu deixar este mundo, não deixarei arrependimentos; Deixarei algo para ser lembrado, e eles não se esquecerão. (Original: I want to leave my footprints on the sand of time; Know there was something that, something that I left behind; When I leave this world, I’ll leave no regrets; Leave something to remember, so they won’t forget)

Tudo passa

Por vezes, pensamos que algumas situações que passamos não podem nos ensinar nada. Beyoncé mostra que é possível pegar algum obstáculo em algo muito maior na nossa vida. O fechamento de Freedomé uma lição.

Eu tive meus altos e baixos; Mas eu sempre encontro a força interior para me ajudar; Me serviram limões, mas eu fiz uma limonada (Original: I had my ups and downs; But I always find the inner strength to cool myself off; I was served lemons, but I made lemonade)

Ame suas características e seus traços

O apagamento de traços e características dos negros ainda é frequente em pleno 2020. O alisamento de cabelos, cirurgias de afinar o nariz e diminuição são uma forma de opressão. Mas, Beyoncé quer o contrário: ela quer empoderar e mostrar que é lindo. Formation entrega tudo.

Letra: Gosto do cabelo do meu bebê, com cabelo de bebês afro; Eu gosto do meu nariz negro com narinas Jackson Five. (Original: I like my baby hair with baby hair and afros; I like my negro nose with Jackson Five nostrils)

A força feminina é poderosa

Mulheres, principalmente as não-brancas, são vistas como inferiores por homens. Beyoncé não deixaria barato, né? Dá para sentir o poder feminino em Run the World

Letra: Quem manda no mundo? Garotas! (Original: Who run the world? Girls!)

Explore sua sexualidade

Infelizmente, a sexualidade feminina é um tabu na sociedade. Muitos acreditam que mulheres feministas não gostam de sexo por debaterem situação de exploração - o que não é verdade, né Bey? Partition é uma aula de sensualidade.

Letra: Os homens acham que as feministas detestam sexo; Mas é uma atividade; Natural e excitante que todas as mulheres adoram. (Original: Les hommes pensent que les féministes détestent le sexe; Mais c'est une activité; Très stimulante et naturelle que les femmes adorent)

Aproveite todos os momentos

Sabe aquela história de aproveite a vida porque ela acaba? É uma grande verdade. Não deixe oportunidades legais passaram por medo. Além disso, gaste os seus momentos com coisas que realmente importam. XO traz todo um clima.

Letra: Não temos a eternidade; Amor, a luz do dia está se acabando; É melhor você me beijar; Antes que nosso tempo se esgote. (Original: We don't have forever; Baby daylight's wasting; You better kiss me; Before our time is run out)

Não tente escapar do Karma

As nossas ações têm consequências futuras. Muitos acreditam que cumprimos lições impostas pela vida pelo o que fizemos nela. Por exemplo, em Best Thing I Never Had vemos uma mulher que viu que estar sozinha era mulher melhor do que ao lado de alguém que a fazia sofrer. Agora quem sofre é ele por perdê-la.

Letra: Tudo que vai, volta (aposto que é uma droga ser você agora). (Original: Goes around, comes back around (Bet it sucks to be you right now)

O empoderamento real só é possível através as mulheres negras

Beyoncé faz um regaste à força das mulheres negras e mostra que o coletivo que tratá a libertação. Além disso, não o poder nunca será tomado por ninguém.

Letra: Não me faça voltar aos meus costumes; Meu poder, eles nunca irão tomar; Eles nunca irão tomar o meu poder, meu poder, meu poder. (Original: Don't make me get back to my ways; My power, they'll never take; They'll never take my power, my power, my power)