Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Famosos / Vamos falar sobre machismo?

8 comportamentos femininos que são frutos da estrutura machista e você nem percebe

Os comportamentos machistas podem afetar até mesmo as mulheres em suas relações com outras mulheres.

Máxima Digital Publicado em 03/10/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
8 comportamentos femininos que são fruto da estrutura machista e você nem percebe - Freepik
8 comportamentos femininos que são fruto da estrutura machista e você nem percebe - Freepik

O termo masculidade tóxica já é um velho conhecido. Aquela história de que homem não chorar ou expressar sentimentos, que ele deve ser bruto ou ainda não pode cuidar da aparência, é visto na sociedade como algo normal. 

Mas, você sabia que também existem feminilidades tóxicas? Já parou parar pensar ou reconheceu alguma?

Afinal, não existe só homem tóxico. E sororidade e feminismo estão longe significar que mulheres estão imunes à todos os tipos de comportamento. É importante frisar que performar alguns comportamentos é por causa do machismo e sua força na relação entre mulheres.

A criadora de conteúdo, Clara Fagundes,  de forma didática e descontraída, apontou 8 situações em que mulheres podem ser tóxicas. Que tal aprender um pouquinho mais?

Regina George

Sabe a patricinha de Meninas Maldavas, o clássico adolescente? Então, talvez ela não seja tão legal assim no mundo real. Segundo Clara, Regina George é filha do patriarcado e faz questão de oprimir ou inferiorizar outras mulheres. Quem viu o filme não pode negar.

Ela vê todas as mulheres como rivais, principalmente, as que considera bonitas. Ainda, que jamais admita isso.

Afinal, Regina George é embaixadora da pressão estética e será sempre a primeira a comentar sobre o corpo, a pele, o cabelo de outra. Ninguém nunca será bonita ou magra o suficiente para ela.

A personagem acredita ser infinitamente melhor do que outras mulheres e crê que as pessoas ao seu redor deveriam agradecer por tê-la por perto.

Guardiã de homem

De acordo com a blogueira, a guardiã de homem odeia e vitimiza mulheres. Já os homens, ama e defende - os da sua vida ou quem nem conhece.

Situações como: 'Cara foi abusivo com a namorada', 'Pega o namorado de conversa com outra intenção com alguma mulher', 'Homem denunciado por estupro e sofre consequência por isso', a culpa sempre é direcionada para a mulher.

A guardiã acredita que, diferente da maioria,  é uma mulher de respeito.

Nirvana

Sabe o estado Nirvana? Aquele, no Budismo, de libertação do sofrimento, uma superação do apego aos sentidos, do material, da existência e da ignorância; a pureza e a transgressão do físico, a qual busca a paz interior e a essência da vida. Então, a mulher nirvana chegou nesse estado em relação a tudo em sua vida.

Ela nos mostra como melhor viver para as outras - as reles mortais. Ela sabe segurar um homem, nunca levou um fora e nunca foi trouxa no amor.

Se for mãe, é aquela se recuperou super bem e afastando particularidades de cada uma. É aquela mulher perfeita que adora dar opinião mascarada de verdade e acredita que tudo o que faz é melhor do que os outros.

Olímpica

Uma das mais conhecidas. A mulher olímpica acredita que tudo é uma competição com outras mulheres. Pode ser amiga, prima ou colega de trabalho. A única coisa em comum é que elas acham que sempre viver algo pior ou melhor que outras mulheres.

Frases típicas são: "E eu que..", "Mas pelo menos...", "Ah, ai é fácil quero ver...". "Eu também já...".

A Diferente

A mulher diferente acreditou nas histórias que ouviu ao longo dos anos. Ela não liga muito pra vaidade, moda, skincare e outras futilidades femininas. É estudiosa, não bebe, não fuma e odeia balada. E se acha muito melhor do que outras por isso.

Se ela puder, vai falar em todas as discussões como ela é mais madura, mais evoluída, mais profissional e mais centrada do que as outras pessoas ao seu redor. Além disso, é mais críticas com outras mulheres.

Cinderela

De acordo com Clara, a vida dessa mulher se resume em beleza e relacionamentos. Além disso, ela tem pena de mulheres solteiras e é contra o movimento body positive porque acha que é romantizar obesidade.

Tem as melhores intenções do mundo quando sugere que você seria muito mais feliz, se mudasse algo no corpo - isso inclui bariátrica, jejum, peeling, alisamentos. Nada como se sentir linda para conquistar o homem dos sonhos.

Afinal, o único caminho da felicidade é: casar, ter filhos e ser bela.

Vítima

É a mulher injustiçada por tudo e todos. As suas brigas, problemas, fracassos e coisa ruins que já aconteceram na vida da mulher vítima foram culpa de pessoas cruéis e seu entorno.

A toxidade se apresenta com: chantagem emocional, exige provas cada vez maiores da sua bondade, estar disponível a qualquer hora para qualquer coisa, seus problemas são sempre mínimos perto dos dela e é preciso ajudá-la para sempre. Até que um dia você decepciona e se torna tão cruel quanto às outras pessoas

Parasita

A mulher parasita é aquela que não lida muito bem com o conceito de se inspirar ou admirar alguém. Por isso, se apropria das vivências e/ou ideias de outras pessoas - mas não é por mal.

É aquela mulher que em grupo faz piada das pessoas que gosta porque tem certo prazer em correr a imagem delas, na frente dos outros.  É adepta convicta da inspiração e cópia sem créditos. Afinal, ela sempre esquece de onde pegou aquela ideia. Se for cobrada por isso, vai fazer a outra assistir mesquinha por pedir o mínimo.