Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Famosos / Machismo?

Algum homem pediu para você não usar roupas curtas? Saiba o que a psicóloga acha disso!

Depois da repercussão de Kim Kardashian e Kanye West, conversamos com uma psicóloga sobre a atitude de alguns homens

Máxima Digital Publicado em 12/11/2019, às 10h41 - Atualizado às 10h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Machismo ou não? Psicóloga comenta pedido Kanye West para Kim Kardashian - GettyImage
Machismo ou não? Psicóloga comenta pedido Kanye West para Kim Kardashian - GettyImage

Kim Kardashian é conhecida mundialmente por suas curvas e pelas roupas justas, decotadas e curtinhas que sempre usa.

Casada com Kanye West desde 2014, a socialite sempre foi um verdadeiro símbolo para o mundo fashion por conta de sua ousadia, mas recentemente declarou algo que chocou muita gente.

Durante participação no programa “The Talk” (que aconteceu no dia 05 de novembro), ela revelou que o maridão a fez um pedido indiscreto  e que ela está pensando em honrá-lo. Kayne requisitou que a esposa não usasse mais as suas tradicionais peças sensuais em público.

E detalhe: ele já tinha declarado não se sentir confortável com as roupas da mulher.

Mas será que ela deve fazer isso exclusivamente por ele, sem levar em conta a vontade dela?

Diante de tal declaração e da repercussão que o caso teve na web, a equipe da Máxima Digital conversou com a Psicóloga e Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental Ellen Moraes Senra, para tentar esclarecer essa questão.

Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que a profissional deixou bem claro que a mulher que deve tomar qualquer decisão sobre o que usa ou não, mas explorou alguns outros pontos curiosos. 

Confira:

1) Sabemos que os homens não devem decidir a roupa que a mulher pode ou não usar. Mas é comum eles mostrarem sua insatisfação aos looks através de pequenas críticas? ( Ex: falar da cor do batom, cor do esmalte, salto...)

"Nós sabemos que a mulher atual tem todo direito de escolher a própria roupa, a cor do batom, o esmalte, o tipo de sapato, o local que vai frequentar, enfim, mas é muito comum que os homens demonstrem uma insatisfação direta ou indiretamente. A grande maioria, dependendo de que nível esse relacionamento alcançou, acaba manifestando de forma direta, assim como o casal citado. Mas, no início do namoro, é muito comum que pequenas críticas sejam feitas de forma sutil, de forma que a mulher deixe de usar determinado tipo de roupa, maquiagem ou algo que incomode o parceiro".

2) Após anos de casados é comum o marido se sentir desconfortável com coisas que antes eram normais?

"Nem tão comum assim. Geralmente, eles se sentem desconfortáveis desde sempre e às vezes, com os anos de casado, eles sentem maior confiança para verbalizar isso, porém, é muito difícil que, depois de tanto tempo com o mesmo hábito, o marido COMECE a se sentir desconfortável. A não ser que a mulher mude o hábito ou o modo de se vestir, com os anos de casados, aí sim justificaria o desconforto repentino".

3) A atitude de Kayne ao questionar a roupa da mulher mostra que ele é um homem controlador?

"A atitude dele pode querer dizer que ela está tentando ser controlador com a mulher, e pode querer dizer que ele é machista, mas pode, simplesmente, demonstrar um desconforto com ele, por alguma razão específica. Claro que quando a gente vê um homem dando opiniões sobre a roupa que a mulher vai usar, nosso primeiro impulso é sempre pensar no machismo, mas também pode ser um desconforto e insegurança dele.Talvez, porque, o tipo de roupa atrai olhares demais e ele não sabe lidar com isso. Claro que a mulher não tem a menor responsabilidade com o que o outro vai fazer de acordo com a roupa que ela está usando, mas é importante ressaltar que tudo isso deve ser conversado entre o casal e que a decisão cabe única e exclusivamente pela mulher, se ela vai mudar ou não o estilo dela".

-------------

Psicóloga atuando na área clínica através da abordagem cognitivo comportamental. Formada pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Com curso de formação em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC ) no Instituto Brasileiro De Hipnose, Educação e Psicologia (IBH). Atendimento individual a crianças, adolescentes e adultos