Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Famosos / Não desculpa

Ana Maria Braga pede desculpas por 'racismo reverso' e assume erro por usar um conceito que não existe

No 'Mais Você', apresentadora pede desculpas por falar equivocadas sobre racismo

Máxima Digital Publicado em 02/03/2021, às 15h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ana Maria Braga pede desculpas por 'racismo reverso' e assume erro - Reprodução/ Globo
Ana Maria Braga pede desculpas por 'racismo reverso' e assume erro - Reprodução/ Globo

Nesta terça-feira, 2, a apresentadora Ana Maria Braga começou seu programa fazendo um pedido de desculpas por falas equivocadas. Na última segunda, 1, Ana Maria afirmou que Lumena, uma das participantes negras do BBB 21, fazia um "preconceito reverso" com Carla Diaz, que é branca - o que não existe racismo de negros contra brancos.

O caso aconteceu após exibir o trecho da fala da DJ. Ana Maria e o repórter Ivo Madoglio debateram, de forma errada, que há um incentivo de uma rivalidade de negros contra brancos - o que negros exigem o cumprimento de seus direitos para se ter tratamento igualitário. O repórter por sua vez defendeu a miscigenação e a falsa democracia racial - ele não se manifestou pela fala.

Por isso, no início do "Mais Você", a apresentadora disse que errou ao afirmar que há "racismo reverso".

"Sempre que cometo erro, eu gosto de assumir. Ontem, depois do programa, vi postagens informando que fiz um comentário equivocado. Foi quando mostramos a Lumena falando de branquitude da Carla Diaz. Eu usei 'preconceito reverso', 'racismo reverso'. E veio críticas e eu busquei a informação. Na maioria das vezes, neste assunto, somos desinformados", começou ela.

Ana Maria afirmou que pesquisou sobre o assunto e viu que não há a possibilidade de existir "racismo reverso", já que racismo está ligado com relações de poder.

"E muitos ativistas criticam o conceito de preconceito contra brancos, reforçando que a definição de racismo não se limita a cor da pele. Racismo é um sistema de opressão e, para ter racismo, tem que ter poder. Negros não têm poder institucional para serem racistas contra brancos. Isso é reflexo da sociedade de lidar com essas lições. A gente vai debatendo e aprendendo", disse.

Por fim, a comunicadora pediu desculpas, mais uma vez. "Descobri uma coisa que não sabia. Peço desculpas e usamos a oportunidade para falar mais. Nunca fui racista em qualquer coisa, as pessoas têm que ser o que é e ter orgulho. Eu não sabia, eu errei", afirmou.