Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Famosos / Polêmica

Atriz acusa Xanddy de intolerância religiosa: ''Um desrespeito sem tamanho''

Luana Xavier expôs nas redes um episódio de intolerância cometido pelo cantor

Máxima Digital Publicado em 05/08/2019, às 17h24 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carla Perez e Xanddy Harmonia - Reprodução/ Instagram
Carla Perez e Xanddy Harmonia - Reprodução/ Instagram

O cantor Xanddy foi alvo de uma acusação de intolerância religiosa. 

A exposição do caso foi feita pela atriz Luana Xavier, que é neta da lendária Chica Xavier, consagrada no teatro brasileiro . 

A artista publicou um desabafo em suas redes sociais após assistir um show do Harmonia do Samba, da qual o músico é vocalista. 

''Sou muito fã do Harmonia do Samba. Há muitos e muitos anos. Já fui em inúmeros shows deles: aqui no Rio, em Salvador e até em Vitória. Mas hoje me decepcionei bastante com o Xanddy . Que ele é evangélico e fala bastante sobre sua religião, inclusive em shows, disso todo mundo sabe. E definitivamente não é um problema. Porque falar da nossa própria religião é um direito que nos compete.'', iniciou ela. 

Em sequência ela expõe a situação desrespeitosa. ‘’Porém, hoje no repertório do show tinha a música ‘’Raiz de Todo Bem’’ comumente cantada pelo intérprete Saulo. Peço que reparem no vídeo. Comecei a filmar depois de um minuto de música rolando porque eu não conseguia acreditar no que estava acontecendo. Pois bem..... Xanddy suprimiu a frase ‘’do canto Candomblé’’ durante toda a música. Um desrespeito sem tamanho.’’, contou Luana. 

No vídeo divulgado por ela, é possível perceber que Xanddy deixa de cantar parte da música citada pela atriz e também ficou de fora as menções ao Senhor do Bonfim, uma figura da igreja católica. 

‘’Se por questões religiosas, morais ou seja lá o que for, ele não pode pronunciar a palavra ‘’Candomblé’’ então deveria tirar essa música do repertório. Simples assim. Mas Luana, você foi se divertir em um show e já voltou problematizando? Sim! E sabe por que? Porque durante anos o Candomblé foi uma religião proibida de ser exercida. Toques de Candomblé eram caso de polícia. E para tristeza do povo de axé, voltamos a essa era das trevas, onde muitos terreiros estão sendo invadidos por fundamentalistas religiosos’’, argumentou. 

Finalizando, Luana faz um apelo aos músicos. ‘’Portanto precisamos falar sim sobre intolerância religiosa. E ao cantor Xanddy fica aqui o meu apelo... apelo de alguém que sempre admirou o trabalho dele: Respeite o nosso sagrado! Respeite a nossa fé! Principalmente você que canta ‘’respeite quem pôde chegar aonde a gente chegou’’. Se não pode pronunciar a palavra Candomblé, retire a música do seu repertório. Fico no aguardo!’’, encerrou. 

Segundo informações do Blog do Leo Dias, Xanddy está nos EUA com a família e ainda não se tem qualquer posição sobre a acusação feita nas redes.