Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Famosos / BELEZA

Cicatrizes: Como amenizar? Tatuagem prejudica a cicatriz? Veja essas e outras perguntas sobre a marca

Separamos algumas dúvidas sobre a marca que ficará para sempre

Juliana Gardesani Publicado em 14/04/2019, às 09h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cicatrizes - Reprodução/Getty Images
Cicatrizes - Reprodução/Getty Images

Muitas pessoas ficam com a autoestima baixa por possuírem cicatrizes no corpo. Umas grandes, outras pequenas, mas todas, para sempre.

Conversamos com Simone Veloso, Dermatologista Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology e Professora de Dermatologia da Uni Rio e tiramos algumas dúvidas sobre cicatrizes.

Cicatrizes incomodam muitas pessoas, ainda mais se elas se encontrarem em lugares visíveis, como o rosto e barriga. Qual o tratamento indicado para amenizar as marcas?

SV: Existem diversas opções terapêuticas para a cicatriz de acne e cicatrizes, e a escolha adequada desta é dependente da avaliação rigorosa do paciente e da experiência pessoal de cada profissional. Características da pele, como fototipo por exemplo, devem ser valorizadas. Igualmente importante é saber como e quando o paciente adquiriu a cicatriz e se já realizou procedimentos prévios. Diversos tipos de laser e outras fontes de luz têm sido amplamente utilizados no tratamento de cicatrizes. Os lasers ablativos foram pioneiros no tratamento

Pomadas comercializadas sem receita ajudam? 

SV: A cicatrização ocorre melhor em ambientes úmidos. Acredita-se que o silicone acumula um reservatório de água sob o local ajudando a manter a cicatriz hidratada. A cobertura com adesivos de silicone ou com  gel de silicone é usada no tratamento de cicatrizes hipertróficas desde o início dos anos 80. O tratamento oferece melhores resultados no estágio inicial do desenvolvimento da cicatriz.  São colocados diretamente na cicatriz durante algumas horas por dias, entre 6 e 12 meses.

Muitas pessoas fazem tatuagens em cima das cicatrizes para esconder a marca. Isso é prejudicial a saúde? Se sim, por quê?

SV: Não, tatuagens em cima de cicatrizes não é prejudicial à saúde.No inicio, as cicatrizes podem ser vermelhas e elevadas. Com o passar do tempo, e à medida que a lesão cicatriza, elas geralmente ficam mais planas e claras.