Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Famosos » S.O.S CASAMENTO

Como um casamento se transforma apenas em amizade? Psicóloga responde e fala sobre separação de Thiaguinho e Fernanda Souza

Após separação de Thiaguinho e Fernanda Souza, psicóloga fala sobre relação amorosa e terapia de casal

Marina Pastorelli Publicado em 15/10/2019, às 13h36 - Atualizado às 14h09

Psicóloga comenta questões importantes sobre a separação de Thiaguinho e Fernanda Souza
Psicóloga comenta questões importantes sobre a separação de Thiaguinho e Fernanda Souza - Instagram

A notícia que Thiaguinho e Fernanda Souza anunciaram ontem, 14, abalou muitos fãs.

Após 8 anos de um casamento sólido, os dois decidiram se separar porque, segundo eles, a atração física e o amor que tinham um pelo outro virou apenas amizade.

E, por mais incrível que pareça, isso até que é comum!

Para falar sobre o assunto, chamamos Livia Marques, psicóloga organizacional e clínica, com foco em Terapia Cognitiva Comportamental e coach, que explicou melhor como funciona esse processo e deu algumas dicas para casais quem pensam em separação e terapia.

Confira!

1) Como perceber que o relacionamento virou amizade?

"Quando a gente percebe que não existe mais o triângulo, composto por paixão, que é a vontade de estar com o outro; a admiração e o respeito. Permanecem apenas o respeito e a admiração. O tesão e paixão um pelo outro como um parceiro amoroso, já não existe mais".

2) O amor que virou amizade pode voltar a ser amor de homem e mulher?

"Sim, claro que pode. O amor que virou amizade pode, sim, voltar a ser amor. Depende do casal".

3) A terapia de casal pode ajudar?

"É importante saber que a terapia não serve para resolver casamento. Ela serve para que o casal perceba quais são suas regras e que o relacionamento se torne saudável. Com isso, caso eles percebam que não existe mais a possibilidade, não tem problema. Óbvio que ela também serve para os dois se entenderem, mas caso contrário, se não for possível reatarem o casamento, a terapia serve para que não tenham brigas que sejam para derrubar e machucar o outro".

4) E se mesmo após terem tentado "salvar" o casamento, se perceberem que realmente algo mudou como falar para o parceiro (a)?

"Através do diálogo. Não através de ofensas, brigas e sim através do diálogo respeitoso um com o outro". 

A psicóloga também aproveitou para dizer: "Não fiquem minando o parceiro e cutucando, julgando, dando indiretas. É importante que mantenhamos o respeito".

5) Os famosos disseram que, por serem amigos, vão continuar sendo vistos juntos. Se existir amor de uma das partes esses encontros podem ser mais difíceis? Devem ser evitados no começo? 

"Sim, podem ser mais difíceis, porque o fato de estarem separados abre espaço para que os dois tenham outros relacionamentos e pode ser que o ciúme e o incômodo de ver o parceiro ou parceira com outra pessoa gere algum tipo de desentendimento. Então, quando a gente se separa de uma pessoa, é muito importante que a gente saiba o que estamos sentindo".

6) Fernanda Souza e Thiaguinho pediram respeito e que se evitem fofocas sobre o assunto. Para famosos é mais difícil a separação?

"Eles são pessoas públicas. Se na vida normal, já tem muitos questionamentos, podem ser que na vida deles existam ainda mais desavenças, mais pessoas querendo dar pitacos. Por isso, é importante que a gente pense que além de uma figura pública, o outro é um ser humano e merece respeito".

 

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI