Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Famosos / A Fazenda

"É a pior edição da Fazenda", avalia colunista sobre o reality da Record

Entenda o porquê da A Fazenda 11 ter tido a pior audiência de todas

Máxima Digital Publicado em 11/12/2019, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Colunistas analisam o fracasso de audiência da décima primeira edição do programa - Record TV
Colunistas analisam o fracasso de audiência da décima primeira edição do programa - Record TV

Nesta terça-feira, 10, o podcast UOL Vê TV, apresentado pelos colunistas do UOL Mauricio Stycer, Chico Barney e Flávio Ricco analisou a décima primeira edição de A Fazenda.

O episódio também contou com a participação de Débora Miranda, editora de TV e Famosos do portal.

O reality, que termina nesta quinta-feira, 12, foi apontado pelos jornalistas como o mais mal sucedido da história do formato, tanto em qualidade, quanto em audiência.

"Sem dúvida alguma, é a pior edição da Fazenda. Esse modelo de votação, em que os fãs decidem o que vai passar no horário nobre da televisão está quebrado. São grupos muito engajados e que fazem a diferença sempre", expressou Chico Barney.

E continuou: "Desde 2010 pra cá, o negócio se intensificou e penso que esse ano, tanto o BBB quanto A Fazenda, foram completamente arruinados por essa cultura de fã clube."

Sobre a audiência, Mauricio Stycer deu dados com exclusividade para seus ouvintes: "Um balanço dos primeiros 2 meses do reality mostrou que essa edição era a segunda pior da história, atrás apenas da Fazenda 9. Com os dados atualizados até o último domingo, já é possível dizer que essa é a pior em matéria de audiência. Em São Paulo está com uma média acumulada de 8.3 pontos, enquanto a nona teve uma média de 8.6. Em comparação, A Fazenda 10 teve uma média de 10.1 pontos no IBOPE."

Além da questão dos fãs clubes que alienam uma parte significativa do público, outro fator que contribuiu para o fracasso da atração citado pelos comunicadores é que o programa não se adaptou às novas demandas do público. São episódios arrastados, edições muito longas e provas complicadas.

"Demora até pra errar, né?", apontou Flávio.

Para eles, a cronologia do reality é muito errada, por exemplo, o público já sabe que um peão foi eliminado, mas mesmo assim tem que assistir o que ele fez antes da eliminação.   

A audiência caiu no último mês, o que não é comum, para os especialistas em televisão o que pode ter contribuído para isso pode ter sido a falta de posicionamento quanto às acusações de assédio ocorridas na edição.

A solução indicada por Chico para A Fazenda e para o Big Brother Brasil é estabelecer um voto por cpf, para que o destino do elenco do quadro televisivo não fique nas mãos dos clubes organizados.