Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Famosos / Emponderamento

Emponderada! Dandara Mariana fala sobre preconceitos enfrentados por ser uma mulher negra

Dandara Mariana mostra a importância do empoderamento das mulheres negras e confessa já ter sofrido preconceito

Máxima Digital Publicado em 21/11/2019, às 08h36 - Atualizado às 08h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dandara Mariana - Instagram
Dandara Mariana - Instagram

Dandara Mariana aproveitou o "Dia da Consciência Negra", celebrado no dia 20 de novembro para debater sobre o tema e falar sobre algumas questões que já enfrentou por ser mulher negra. 

Em uma entrevista concebida ao GShow, ela contou algumas situações em que ficou frente a frente com o racismo. "Dificilmente um negro no Brasil não passou por alguma situação de racismo. Uma delas foi dentro de uma loja em um shopping, onde um segurança foi acionado pelo gerente para ficar rondando atrás de mim, do meu irmão e de um amigo (todos negros), achando que iríamos furtar algo. Éramos muito jovens e ficamos perplexos, constrangidos, acuados. Tivemos a sorte de estar com meu pai, que estava em outra loja e, quando soube, se colocou para o segurança", disse. 

"Várias vezes acharam que eu era a manicure, a cabeleireira ou a lojista de algum estabelecimento, só pelo fato de ser negra e acharem que eu não estaria ali desfrutando do serviço, mas sim o oferecendo. Infelizmente, essas situações marcam eternamente nossas vidas.", ela relembrou. 

A atriz falou sobre a importância do empoderamento das mulheres negras: "É preciso ter referências e admirar o semelhante, foi assim que minha mãe me mostrou o quão lindo é ser negra, o quão incrível é o meu cabelo e minha história ancestral.".

Ao falar sobre a "Dança dos Famosos", quadro do "Domingão do Faustão", da TV Globo, a estrela mostrou o quão feliz está em fazer parte desse time. "Minha presença nesse lugar de destaque faz com que outras negras se sintam potentes, empoderadas e capazes de ser o que elas quiserem. Diminui os obstáculos que nos são impostos, como, por exemplo, o de que não somos padrão de beleza", afirmou. 

Para finalizar, ela deixou uma mensagem forte para o público: "Vejo como é importante sermos porta-vozes contra todas as atrocidades decorrentes do racismo. É necessário levantarmos essa discussão, pois dá coragem para que outros se manifestem e denunciem. Nosso posicionamento fortalece a luta e, acreditem, somos um furacão!".