Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Famosos / Artistas

Especialista em artistas, Leonardo Caldi ensinou como transformar pessoas em celebridades

Leonardo Caldi falou sobre como são os bastidores do mundo dos famosos

Máxima Digital Publicado em 04/05/2022, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Especialista em artistas, Leonardo Caldi ensinou como transformar pessoas em celebridades - Divulgação
Especialista em artistas, Leonardo Caldi ensinou como transformar pessoas em celebridades - Divulgação

Leonardo Caldi é um verdadeiro especialista em celebridades. Dono de uma das maiores empresas de assessoria de imprensa do mercado, ele é responsável por cuidar da carreira de grandes nomes como Arthur Aguiar, Naiara Azevedo, Israel e Rodolffo, Menos é Mais, Marcos e Belutti, Matheus Fernandes, e os clássicos do piseiro: João Gomes, Tarcisio do Acordeon e Vitor Fernandes

Em uma entrevista exclusiva à Máxima Digital, ele voltou no tempo e contou como tudo começou. Leonardo disse que teve um incentivo bem especial para começar nessa jornada. 

"Tudo começou pelo fato da minha mãe, Arleyde Caldi, trabalhar com a dupla Zezé Di Camargo e Luciano desde o início da carreira deles, eu sempre vivi com ela na época das redações, eu ia muito nos shows então sempre fiquei muito neste meio e eu adorava muito, com 15 anos comecei a fazer uns trabalhos com ela, algumas clipagens do Zezé Di Camargo, KLB, Wanessa Camargo… Naquela época o pessoal que falava de sertanejo era considerado uma coisa caipira, e eu vivia aquilo, eu era muito desenrolado com a noite nos shows, e acabei virando referência para os artistas quando eles vinham para São Paulo desde então. Cada vez mais, fui criando vínculos, naquela época o primeiro artista que pegamos quando abrimos o escritório foi a dupla Maria Cecília e Rodolfo, eu tinha o contato na época com o Du Maluff, e fechamos a assessoria com eles, tinha a sociedade com a minha mãe, então fomos mudando o formato, cada um tem seus artistas e suas funções. Abrimos o escritório quando eu tinha 18 anos. Com o alcance de Maria Cecília e Rodolfo, começamos a receber novos artistas do sertanejo universitário, ai veio: Munhoz e Mariano, João Neto e Frederico, Marcos e Belutti… Naquele tempo vários artistas passaram por nós, como Gusttavo Lima, Henrique e Juliano e outros.", contou.

As portas foram abertas e Leonardo então entrou, de vez, no mercado das celebridades. O especialista falou sobre como é lidar com esse ramo.

"É um dom e uma dedicação para envolver de modo geral no meio artístico, não é fácil, é um meio em que você tem sempre que estar atualizado, temos que ter uma malícia e cautela para lidar e ser extremamente centrado, é interessante a questão de ter vários artistas famosos se tornou algo natural justamente por eu estar acostumado com essa rotina desde mais jovem, até porque eu gosto muito de criar um vínculo de amizade com todos os artistas que eu fecho, fazer com que ele enxergue a evolução da imagem dele a nível nacional que é a grande tacada do escritório. Ter esses artistas mais procurados e que estão em evidência dentro do nosso escritório isso é muito gratificante, exemplo, ano passado em 2021, de cinco artistas mais tocados no Spotify, 4 eram da assessoria: Diego e Victor Hugo, João Gomes, Matheus Fernandes ft Dilsinho e Luan Santana.", contou, empolgado.

"Eu sempre tive essa ligação de assessoria com a parte empresarial, por isso gosto de me envolver muito na carreira do artista, na parte empresarial já me envolvi para fazer alguns eventos, shows e sociedades com bares e restaurantes. Atualmente, sou empresário 100% de um grupo de pagode que se chama SambaLove, estão alcançando uma força muito grande no Brasil, e com o grupo fechamos duas parcerias enormes que são com a Workshow e Virgin, duas grandes empresas que auxiliam o possível para a banda. Quero ter cada vez mais espaço nesse lado empresarial.", disse ele.

Transformar pessoas em celebridades não é uma tarefa simples. Colocá-las na mídia e fazer com que elas sejam vistas é um trabalho diário.

Leonardo comentou como lida com essa situação: "Quando as pessoas procuram muito o escritório, é essa força de colocar a imagem do artista em nível nacional, de imediato é muito TV, os artistas querem muito a televisão em conjunto com a imprensa, a TV é onde eles sentem a maior conquista, nosso foco é comunicação de forma geral, televisão, imprensa e identidade de toda a imagem.".

Para quem quer seguir no ramo, ele deu algumas dicas: "O primeiro passo é você gostar do gênero musical e do artista que você está se envolvendo, com a música você tem que viver aquele artista, por isso que eu gosto de criar vínculos com os artistas, gosto de saber de tudo para nosso projeto tenha uma sequência de carreira e não apenas momentânea. E ter uma dedicação gigante, o meio artístico muda sempre, temos que ficar sempre de olho devido a identidade visual, temos que saber a evolução das playlists, novidades de plataformas e etc. Por isso temos que viver aquele gênero, temos nosso foco no sertanejo, forró e piseiro, vivo muito esses gêneros. Inclusive, na parte de divulgação nossa maior função é tornar atrativo, para fazer acontecer.".