Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Famosos / Denúncia

Júlio Cocielo vira réu em processo por racismo e pode pegar até cinco anos de prisão

Justiça aceita denúncia do Ministério Público e Júlio Cocielo vira réu por racismo após comentários em redes sociais

Máxima Digital Publicado em 15/09/2020, às 15h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Júlio Cocielo vira réu em processo por racismo e pode pegar até cinco anos de prisão - Reprodução/ Instagram
Júlio Cocielo vira réu em processo por racismo e pode pegar até cinco anos de prisão - Reprodução/ Instagram

O youtuber Júlio Cocielo se tornou réu na Justiça de São Paulo sob acusação de racismo nesta semana pela juíza Cecilia Pinheiro da Fonseca, da 3ª Vara Criminal de São Paulo, aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público contra ele. As informação são do colunista Rogério Gentile, do UOL.

Segundo a promotora Cristiana Moeller Steiner, que apresentou o processo, Cocielo fez diversas postagens de cunho racista entre novembro de 2011 e junho de 2018, quando o caso ganhou grande repercussão nas redes sociais e foi parar na Justiça. Na ocasião, o influenciador digital de 27 anos escreveu que "Mbappé conseguiria fazer um arrastão top na praia", referindo-se ao jogador da Seleção francesa na Copa do Mundo de 2018 pelo Argentina e França.

Logo após, ele apagou por causa da repercussão negativa que sua “piada” alcançou. Contudo, além desta sobre o atacante francês, foram descobertos outros comentários que incomodaram os internautas, tais como:  “Nada contra os negros, tirando a melanina“, feito em novembro de 2013. E outra de um mês depois: “Brasil seria mais lindo se não houvesse frescura com piadas racistas. Mas já que é proibido, a única solução é exterminar os negros".

Na ocasião da Copa do Mundo, Júlio tentou pedir desculpas por suas palavras, dizendo que não era sua intenção entrar em polêmicas e que tem vergonha de seus comentários antigos. Por causa do apelo nas redes sociais, o influenciador acabou tendo alguns contratos suspensos.

Com a denúncia aceita pela juíza, Júlio virou réu no processo.  Vale lembrar que ele já está respondendo a uma ação civil pública, em que o Ministério cobra R$ 7,5 milhões de indenização. Se perder esse novo processo, ele pode cumprir pena de 2 a 5 anos na prisão.

Cocielo já responde judicialmente a uma ação civil pública, no qual Ministério Público cobra R$ 7,5 milhões do youtuber por indenização. Caso perca o processo mais recente, ele ainda pode cumprir uma pena de 2 a 5 anos na prisão.

Cocielo falou à Justiça ser humorista e nega ter praticado racismo. "Contar uma piada sobre negros não transforma um humorista em uma pessoa racista ou propagador do ódio contra negros, da mesma forma que contar uma piada sobre judeus não transforma um humorista em uma pessoa antissemita", afirmou o advogado Maurício Bunazar de defesa. 

O youtuber ainda afirmou ser afrodescendente, nascido em uma família pobre da periferia, e que sabe na pele o que isso significa. "É evidente que Cocielo faz piadas com sua própria condição, o que um artifício humorístico usado por comediantes no mundo todo", escreveu o representante do réu.

"Há diversos comediantes judeus que fazem piadas com estereótipos judeus, da mesma forma que muitos comediantes negros fazem piadas com estereótipos da população afrodescendente." , acrescentou Maurício. De acordo com a  defesa apresentada à Justiça, a interpretação das piadas não pode ser feita sem considerar a sua história pessoal. O advogado afirma que o Ministério Público distorceu os fatos ao acusar o youtuber de racismo.