Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Famosos / Lipo

Lipo HD: Procedimento feito por Virgínia Fonseca gera dúvidas sobre resultados pós-gravidez

Dr. Germano Lima explicou as consequências de uma gravidez após realização do procedimento

Máxima Digital Publicado em 08/04/2022, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lipo HD: Procedimento feito por Virginia Fonseca gera dúvidas sobre resultados pós-gravidez - Instagram
Lipo HD: Procedimento feito por Virginia Fonseca gera dúvidas sobre resultados pós-gravidez - Instagram

A Lipo HD se tornou um procedimento muito popular no meio da estética tanto entre famosas quanto entre as anônimas. Por se tratar de uma técnica inovadora — e relativamente nova — existem dúvidas acerca do procedimento.

Dentre elas, estão os riscos de uma gravidez após a realização da cirurgia, caso que aconteceu com a influenciadora digital Virgínia Fonseca em sua primeira gestação.

Dr. Germano Lima, médico-cirurgião plástico e especialista em cirurgias de contorno corporal e lipoaspiração de alta definição, explicou que há um ponto principal a ser destacado no caso de uma gravidez após a realização do procedimento.

"A principal consequência negativa de uma gestação após a lipoaspiração é a possibilidade de perda do resultado conquistado", disse ele.

Na gestação, as mulheres passam por um processo de transformação muito significativo em sua estrutura abdominal. 

O médico explicou: "As principais mudanças de uma gestação ocorrem na região abdominal, a pele se estica muito rapidamente, o músculo abdominal se alonga e se afasta, formando a chamada diástase abdominal. Isso acontece para que o desenvolvimento do bebê ocorra normalmente no útero. Logo após o parto, existe uma mudança brusca do conteúdo intra-abdominal com o nascimento e contração uterina e, então, pode ocorrer uma flacidez muscular e da pele mais evidente".

Mesmo com essas mudanças no corpo, a realização posterior de uma Lipo HD não interfere no processo gestacional.

"A lipoaspiração é uma cirurgia plástica superficial, realizada no plano subcutâneo/gorduroso, ou seja, acima do músculo e sem manipulação da musculatura abdominal através de suturas, por exemplo. Ela é indicada para a melhora do contorno corporal. Portanto, a Lipo HD não interfere em uma futura gestação e permite que o processo gestacional ocorra com normalidade", falou o especialista.

Corpo de Virgínia Fonseca após a gravidez impressiona

Mesmo com a gravidez da primeira filha, Maria Alice, pouco tempo depois da realização da Lipo HD, Virgínia Fonseca exibiu um corpo com resultados positivos da cirurgia após o parto. Dr. Germano enfatizou que para a manutenção de um resultado satisfatório é preciso investir em bons hábitos.

“Os hábitos saudáveis de alimentação, cuidados com o corpo com prática de exercícios físicos, cuidados com a pele e o controle de peso durante a gestação podem auxiliar com a manutenção do resultado de uma cirurgia plástica", disse.

O caso da influenciadora digital pode ser entendido como um exemplo positivo, quando os cuidados com o corpo continuam após a realização da cirurgia, mas não é uma regra.

"Não existe uma forma de garantir que o resultado irá se manter. Cada paciente tem a sua evolução pós gestacional. O caso da Virgínia é surpreendente e quem a acompanha sabe que ela segue direitinho as recomendações", explicou o médico-cirurgião.

Dr. Germano esclareceu que após a realização da cirurgia o ideal é que alguns cuidados sejam tomados para evitar uma gravidez.

"Durante a realização do procedimento e no pós-operatório, são utilizadas diversas medicações que podem interferir na ação de métodos contraceptivos hormonais (pílula anticoncepcional). Por isso, os melhores métodos para serem utilizados nesse momento são o diu de cobre e o preservativo”, falou.

Lipo HD e gravidez

Para as mulheres que pretendem engravidar, é importante levar em consideração que os resultados de uma Lipo HD podem ser alterados por causa de uma gestação: “Considero a gestação um momento especialmente único na vida das mulheres. Se o desejo de gerar um filho está muito próximo, o melhor é adiar a cirurgia plástica. Isso porque sabemos que o resultado da cirurgia pode ser perdido após uma gestação”, explicou Germano.

Portanto, para o sucesso de um procedimento como esse, é necessário entender que alguns cuidados são indispensáveis.

“A lipoaspiração de alta definição é indicada para pacientes que estão praticando exercícios regularmente, tenham o peso normal e não tenham flacidez excessiva principalmente na região abdominal”, falou.

A Lipo HD pode ser realizada no pós-parto, porém, é preciso que a mulher se encaixe em alguns requisitos.

“Caso a paciente já tenha recuperado o peso, é possível operar após 6 meses do término da amamentação. Desta forma, os níveis hormonais femininos já estão normalizados”, concluiu.