Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Famosos / Guerra

Refugiado sírio, ator Kaysar Dadour faz relato emocionante para agência da ONU

Kaysar Dadour relembrou a guerra em sua cidade natal, Alepo, na Síria

Máxima Digital Publicado em 02/12/2019, às 13h19 - Atualizado às 13h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kaysar Dadour abriu o coração para agência de refugiados da ONU - TV Globo
Kaysar Dadour abriu o coração para agência de refugiados da ONU - TV Globo

Kaysar Dadour teve que enfrentar a guerra em seu país antes de emigrar para o Brasil, em 2014.

O ator, que nasceu em Alepo, na Síria abriu o coração para a ACNUR, agência da ONU especializada em refugiados.

Em depoimento emocionante, o artista de 30 anos revelou que antes de sofrer com a violência em seu país ele era um estudante comum que tinha um rotina tranquila. 

"A guerra simplesmente chegou e eu não conseguia entender o porquê daquilo estar acontecendo na minha cidade, no meu país. Todo mundo achou que os conflitos eram algo temporário, que não iriam durar muito. Chegamos a pensar que em uma semana tudo estaria resolvido. Mas na verdade, não vemos sinal de paz mesmo depois de quase nove anos", revelou.

Hoje com a cidadania brasileira, ele contou como fugiu dos conflitos: "Para sobreviver, eu deixei a Síria e fui para a Ucrânia. Eu estava só e não conhecia ninguém. Ralei demais. Pensei em desistir, mas voltar para a Síria não era uma opção. Ou a guerra te mata, ou te deixa deprimido ou te faz buscar forças para superar tudo e seguir em frente. Eu segui o último caminho, mas nem todo mundo tem a mesma sorte. Sou muito grato a todas as dificuldades que passei porque foi depois de vencer cada uma delas que eu cheguei onde estou agora".

"Quando me perguntam se eu sinto falta da Síria, eu automaticamente sou transportado para lá. Sinto muita falta de Alepo. Sinto falta do cheiro da minha cidade, do cheiro da minha escola. Sinto falta do sorriso dos meus amigos. Sinto falta de cada pedaço do que eu tinha lá. Todos os sírios que passaram pela guerra vão te contar uma história diferente. Essa é a minha'', contou.