Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Famosos / Dica do dia

Séries e filmes que retratam a força da mulher e dão aula de empoderamento

Separamos 5 opções de produções incriveis para você conhecer e entender a importância do movimento

Letícia Couto Publicado em 23/07/2020, às 12h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Produções que retratam a força da mulher. - Instagram / Divulgação
Produções que retratam a força da mulher. - Instagram / Divulgação

Você sabe o que é feminismo? Não se desespere se a resposta for não, explicamos para você.

O feminismo é um movimento que luta pela igualdade de condições entre homens e mulheres, no sentido de que ambos tenham os mesmos direitos e as mesmas oportunidades. 

No Brasil, as mulheres só conquistaram o direito ao voto em 1932 e desde então, sugiram diversos debates sobre o tema, e nos últimos anos o movimento ganhou uma grande força e visibilidade. 

Um dos maiores preceitos do feminismo é a sororidade, que é a união entre as mulheres, em que prevalece a ideia de respeitar, ouvir e dar voz a todas, mesmo quando não há concordância.

Atualmente, a indústria do entretenimento possui um papel importantíssimo no movimento, já que produzem conteúdos relevantes que contam as histórias de grandes mulheres que lutaram por seus direitos.

+++Leia Mais: Três comédias românticas com protagonistas fora dos padrões para ver na Netflix

A Máxima Digital separou algumas séries e filmes podem te ajudar a entender o feminismo e a importância de emponderar as 'manas'. 

Séries

Coisa Mais Linda

Sinopse: Uma mulher chega ao Rio dos anos 50 para encontrar o marido e descobre que foi abandonada. Em vez de sofrer, ela decide ficar na cidade e abrir um clube de bossa nova.

Claro que tem série brasileira na listinha! Coisa Mais Linda conta a história de quatro amigas que embarcam em várias aventuras pelo Rio de Janeiro e quebram o esteriótipo de dependência masculina para realizar algo, como abrir um negócio.


One Day at a Time

Sinopse: Em uma nova versão do clássico da televisão, a série trata sobre uma família de imigrantes cubanos, na qual a mãe divorciada e a avó - tradicionalista - criam um adolescente e um pré-adolescente

Feminismo e representatividade LGBTQI+ juntos? Sim, temos também. A série One Day At a Time, que até o ano passado era uma das produções originais da Netflix, dá uma super aula sobre os temas, já que uma das personagens principais, Elena, é defensora da causa.


The Handsmaids Tale

Sinopse: Gilead tem um regime que trata mulheres como propriedade. Offred é uma das poucas mulheres férteis e serva do Comandante, buscando sobreviver e encontrar a filha que foi tirada dela.

É importante ressaltar que a série tem um conteúdo muito delicado com diversos gatilhos, pois é uma série - super sensível - que aborda a objetificação da mulher, principalmente mostrando como é ser considerada um objeto de reprodução. 


Filmes

Malala

Documentário conta a história da paquistanesa, Malala Yousafzai, que foi atacada a tiros pelo Talibã aos 15 anos por defender o direito de estudar das meninas e hoje é ganhadora de um Prêmio Nobel da Paz. Além de mostrar a história dela e incluiu seu lindo e forte discurso na sede da ONU, em Nova York, em 2014.

Um caso super atual, Malala é uma grande inspiração para diversas jovens, afinal, mesmo diante de grandes dificuldades e vítima de um crime tão cruel, jamais baixou a cabeça ou desistiu de suas lutas. 


Frida

Sinopse: Um filme triunfante que fala sobre uma mulher excepcional  - a frente do seu tempo - que viveu uma vida inesquecível. De origem humilde, Frida Kahlo ganhou fama com seus talentos artísticos e visão única do mundo. E de sua relação estável com seu mentor e marido, Diego Rivera ao seu escandaloso caso de amor, a personalidade intransigente de Frida irá inspirar suas maiores criações!

Comunista e bissexual, a pintora é uma mulher extremamente forte e um dos símbolos do movimento feminista, já que é considerada ícone da liberdade, confrontando os padrões de vida. Perfeita, né?!