Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Famosos / Exclusiva

Yara Machado conta sobre desafios de ser mulher no mundo do empreendedorismo

CEO de uma marca de joias em prata, Yara Machado contou tudo sobre sua carreira no empreendedorismo

Gabriele Salyna Publicado em 04/08/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Yara Machado conta sobre desafios de ser mulher no mundo do empreendedorismo - Instagram
Yara Machado conta sobre desafios de ser mulher no mundo do empreendedorismo - Instagram

Yara Machado começou no mundo do empreendedorismo muito jovem. O primeiro contato com os negócios vieram por meio de sua mãe.

"Meu primeiro contato com as joias foi aos 8 anos, quando acompanhava minha mãe no chão de fábrica. A matriarca veio órfã da Paraíba para trabalhar em uma indústria do setor em 1990. Naquela época, trouxe as irmãs para o ramo e já começou a empreender, saindo da empresa onde trabalhava e criando a própria loja de atacados.", contou ela em exclusiva à Máxima

Inspirada na história de sua mãe, ela decidiu fundar seu próprio negócio. Seguindo os passos da matriarca, Yara comanda uma equipe com mais de 20 colaboradores e já triplicou o faturamento anual da empresa desde que chegou à chefia. Casada e mãe de dois filhos pequenos, passou pela pandemia como uma das etapas mais importantes em sua trajetória na empresa e se transformou também como pessoa.

No caminho, nem tudo foi fácil. Yara revelou que enfrentou algumas dificuldade por ser mulher no mercado do empreendedorismo.

"Muitas. As pessoas têm dificuldade de entender firmeza vindo de uma mulher, ser reconhecida e se impor na chefia de um negócio é uma quebra de expectativas; as pessoas criam uma ideia de 'doçura' em torno das mulheres e quando isso não acontece somos taxadas de grosseiras, 'não sabemos o que estamos fazendo' ou somos muito 'mandonas'", contou.

Ela continuou e disse que essa característica não é exclusiva do seu setor: "E isso não acontece só no setor das joias, acontece com os insumos, com fornecedores. As pessoas ainda não se acostumaram com as mulheres no comando, em diversas situações já vivi saias justas de procurarem os homens na empresa para 'validar' se o que eu estava fazendo estava mesmo certo. Então precisamos quebrar essa barreira e entender que a mulher líder está nesse lugar pelo seu mérito e sabe muito bem o que está fazendo.".

Sobre sua marca, Yara contou: "A Céu de Prata foi criada em 2016, somos uma empresa paulistana com foco em vendas de joias online. Somos uma marca repleta de jovens que acreditam na transformação dos espaços e que as novas formas de vender e de liderar são muito importantes. A nossa maior razão de existir é fazer com que mais mulheres comecem a praticar o autocuidado, que elas se presenteiem com nossas joias e elevem a sua autoestima.".

"Criamos na Céu de Prata uma cultura de explorar os sentidos das nossas clientes, então as nossas embalagens têm um design fascinante e delicado para 'encher' os olhos, os pedidos são entregues com um cheirinho incrível e exclusivo da Céu de Prata. Queremos que a cliente receba em sua casa um pedido encantador e que deixe o seu dia mais feliz.", disse.

Ela continuo: "Hoje trabalhamos com 18 categorias de produtos e mais de 7 mil joias, que já conquistaram 300 mil clientes em todo o território nacional e estamos focando nossa estratégia em ampliação geográfica, sem deixar o atendimento humanizado de lado, e espera um crescimento de 20% na receita em 2022.".

"A empresa criou também o sistema clique e retire, no qual o cliente pode comprar online e retirar os produtos quando quiser, presencialmente, na loja. A unidade fica no coração de São Paulo, no Centro, próxima a diversas estações de metrô e de um dos pontos turísticos da região, que é o bairro da Liberdade.", falou.

Yara deu uma dica sobre qual maior cuidado que um empreendedor deve ter.

"Sempre se renovar, nunca ficar acomodado e não ter medo de apostar no novo. Os nossos clientes mudam, crescem, trocam de gostos, o seguimento se atualiza e a visão do próprio empreendedor pode mudar durante os anos. Desde que comecei a liderar a equipe da Céu de Prata já criamos novas estratégias, mudei a minha visão diversas vezes e vou sempre em busca do novo!", disse.

Ela continuou: "Acredito também que criar estratégias fluidas e não focar em um único canal, por exemplo, não gastar todas as suas forças e investimentos em uma única rede social afinal você tem públicos diferentes em lugares diferentes e todos precisam da mesma atenção. Você precisa fazer com que todos tenham o mesmo atendimento, a mesma comunicação e o peso não pode se concentrar em apenas um lugar.".

Sobre sonhos, Yara tem altas metas. Para a Máxima, ela contou quais objetivos ainda quer alcançar no empreendedorismo.

"Ser uma loja de referência. Tenho certeza de que seremos a maior loja de joias de pratas do Brasil, é isso que nos faz acordar todos os dias e lutar por mais. Queremos expandir e chegar em todos os lugares possíveis sem perder a qualidade do nosso serviço.", disse.

Yara contou: "Outro sonho que nos faz lutar por mais é a vontade de termos uma carreira internacional, queremos que a Céu de Prata sempre alcance voos ainda mais altos e que consiga atender os mais diversos públicos.".