Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Famosos / Desabafo

Zeca Camargo desabafa sobre coronavírus, lamenta posicionamento de governantes e dispara: "Não tem pra onde correr"

O jornalista mostrou que se sente triste pelos lugares do mundo que já tiveram casos confirmados do novo coronavírus

Máxima Digital Publicado em 12/03/2020, às 17h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zeca Camargo se pronuncia sobre novo coronavírus - Instagram
Zeca Camargo se pronuncia sobre novo coronavírus - Instagram

Zeca Camargo foi um dos artistas brasileiros que se pronunciaram diante da pandemia do coronavírus.

O jornalista, que já visitou vários lugares do mundo, postou algumas fotos dessas viagens no Instagram e escreveu um texto que começou da seguinte maneira: "Não tem pra onde correr. Das falésias de Beberibe (Ceará) aos campos de gelo de Alta, na Noruega; da ilha de Española em Galápagos ao Amhara Park na Etiópia; da igreja tão tranquila numa manhã em Porto Seguro (Bahia) à costa norte de Madagascar; do Ganges ainda cristalino em Haridwar (Índia) ao Mar Morto do lado de Israel; das piscinas naturais dos Lençóis Maranhense à escultura de Yayoi Kusama em Naoshima, no Japão. Todos estes são lugares que já estive sozinho e separei neste álbum que compartilho com você agora. (A ordem dos lugares é exatamente a do texto acima). Santuários naturais, é claro. Não mais, no entanto, abrigos infalíveis para a pandemia do coronavírus que estamos atravessando".

Sem concordar com alguns posicionamentos de governantes ao redor do mundo, ele continuou: "Enquanto insanos como o presidente americano estimula as pessoas doentes a irem trabalhar e participar de comícios, essas grandes aglomerações humanas, governos sensatos (e desesperados) como o da Itália mostram coragem para tomar medidas drásticas para proteger seu povo. Tristemente, não temos alguém com responsabilidade para nos guiar entre a linha fina que dividir a disseminação do pânico da informação clara que de fato esclarece toda uma população".

"Na ausência dessa figura forte, só nos resta focar na nossa solitude, organizar nosso lugar no espaço íntimo, familiar e na sociedade. Agir com aquela característica tão humana que hoje parece nos faltar: a sensatez. A única saída é nos proteger. Porque você pode até colar uma fake news num factoide fácil de ser destorcido. Mas você não consegue fazer um vírus, por natureza, tão indiferente à nossa ignorância, virar fake news. Nem com toda a fantasia do mundo. Esse mundo que, como (reforço) mostro nessas fotos, está aqui pra nos receber com sua beleza e seu esplendor. Apesar de tudo", finalizou.

Pouco antes, ele também selecionou algumas fotos da Itália para falar sobre a situação crítica do país.

Vale lembrar que nesta quinta-feira, 12, foram confirmados 76 casos da doença no Brasil.