Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / Dia Internacional da Visibilidade Trans

Dia Internacional da Visibilidade Trans: Palavras e expressões transfóbicas que precisam sumir do seu vocabulário

Algumas expressões podem ser bem preconceituosas e precisam sair imediatamente do seu vocabulário

Máxima Digital Publicado em 31/03/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dia Internacional da Visibilidade Trans: Palavras e expressões transfóbicas que precisam sumir do seu vocabulário - Freepik
Dia Internacional da Visibilidade Trans: Palavras e expressões transfóbicas que precisam sumir do seu vocabulário - Freepik

No dia 31 de março é celebrado o Dia Internacional da Visibilidade Trans e a data traz uma importante lição de representatividade e respeito. 

Ser transexual significa que você a pessoa que não se identifica com o gênero atribuído em seu nascimento. Diferente de um indivíduo cisgênero, que se entende e concorda com o órgão biológico que o foi designado. Já os trans veem ao mundo com um gênero diferente daquele que nasceu, e, por isso, passam a viver de acordo com o que se assemelham. 

A transfobia é cruel e pode acabar com centenas de vidas espalhadas por aí. Alguns pequenos detalhes se tornam imensos quando tratado de pessoas e empatia com o outro.

Então, é hora de mudar! Que tal eliminar frases e comentários transfóbicos do seu vocabulário e ajudar na luta contra o preconceito e a violência?

Separamos algumas palavras e expressões transfóbicas que devem sair, imediatamente, do seu vocabulário.

1. O que você tem entre as pernas é um pênis ou uma vagina?

Que constrangimento, né? Esses tipos de pergunta não são feitas para pessoas cis, então também não devem ser feitas para pessoas trans. Esse comentário é invasivo e pode deixar o outro desconfortável e constrangido. 

2. Você parece um homem/mulher de verdade. 

Calma lá, as pessoas trans SÃO de verdade, não só se parecem! Então, nada de dizer isso, tá bem?

3. Me mostra foto de como você era antes?

O passado pode ser uma área dolorosa para uma pessoa trans. Por isso, nunca peça fotos de antes da transição de um transgênero, isso pode ativar um gatilho e deixar a pessoa em uma situação de vulnerabilidade.

4. Como você faz sexo?

Primeiro que esse tipo de pergunta é extremamente invasivo e deve ser evitado de ser feito para qualquer pessoa. Você só deve falar sobre isso se tiver uma relação de muita confiança e intimidade com a pessoa. 

5. Sempre tive curiosidade de ficar com um trans.

Pessoas transgêneros são hiper sexualizadas. Essa frase fetichiza o corpo trans, que ainda é vítima da sociedade e, infelizmente, é visto como algo exótico que precisa ser explorado. 

6. Você nem parece trans. 

Essa frase sugere que há um padrão ideal do que é ser homem ou mulher e isso az com que a pessoa trans se sinta fora dessa realidade. 

7. Qual seu nome verdadeiro?

O nome verdadeiro de um trans é aquele que a pessoa escolheu ter! Ou seja, o nome da pessoa é aquele o qual ela se identifica e se sente confortável. 

8. Me relaciono com um trans, mas sou gay/lésbica. 

Se você está em um relacionamento trans, é necessário respeitar a identidade de gênero do seu parceiro(a). Caso contrário, você está invalidando a pessoa.