Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: Conheça a história por trás desta data

Separamos alguns motivos pelos quais precisamos celebrar esse momento histórico

Máxima Digital Publicado em 28/06/2021, às 15h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dia Internacional do Orgulgo LGBTQIA+: Conheça a história por trás desta data - Freepik
Dia Internacional do Orgulgo LGBTQIA+: Conheça a história por trás desta data - Freepik

Em 28 de junho de 1969, o bar Stonewall Inn em Nova York, nos Estados Unidos, marcou uma era. O local era um ambiente frequentado por pessoas marginalizadas pela sociedade. 

Nesta data, policiais entraram no local com o argumento de que estariam vendendo bebidas alcoólicas, o que não era permitido. Eles agrediram e prenderam funcionários e frequentadores do bar que não usavam, pelo menos, três peças de roupas. 

No total, 13 pessoas foram detidas. Porém, a história ganhou um rumo diferente. A união dessas pessoas deixadas de lado pela sociedade fez com que elas se juntassem para jogar moedas, garrafas e pedras nos policiais. 

Foi então que alguém arremessou um pedaço de jornal com fogo no local e deu início a um incêndio. Os policiais que atuavam no local usaram uma mangueira de água para tentar controlar as chamas e jogaram o líquido na multidão. 

A comunidade LGBTQIA+ da cidade de Nova York, que até então se escondia pelo preconceito, foi às ruas e mostraram sua força. Por seis dias consecutivos, eles protestaram nos arredores do Stonewall Inn

Na manhã seguinte, quando o último policial deixou o bar, a equipe do local anunciou que eles voltariam a funcionar normalmente. 

Mais uma vez, os manifestantes foram às ruas para lutarem por seus direitos e segurança de frequentar o Stonewall Inn. 

Os apoiadores da causa demonstrava um grande orgulho de ser quem eram e levantavam a bandeira de que todos merecem respeito. 

"Mãos dadas, beijos e poses acentuavam cada um dos aplausos com uma libertação homossexual que havia aparecido apenas fugazmente na rua antes", narrou o jornalista Lucian Truscott IV em uma reportagem especial publicada no no jornal Village Voice na época. 

Em 2015, mais um passo importante para a história aconteceu. A prefeitura de Nova York tombou o Stonewall Inn como um monumento histórico da cidade. 

No ano seguinte, em 2016, o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama decretou que o bar é o primeiro monumento nacional dedicado aos direitos dos LGBTQIA+.

Desde então, o dia 28 de junho se tornou o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.