Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / Orientação sexual

Emerson Ferretti, ex-goleiro do Grêmio, assume ser gay

O ex-goleiro do Grêmio Emerson Ferretti assumiu publicamente sua orientação sexual

Máxima Digital Publicado em 19/08/2022, às 16h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Emerson Ferretti, ex-goleiro do Grêmio, assume ser gay - Instagram
Emerson Ferretti, ex-goleiro do Grêmio, assume ser gay - Instagram

Emerson Ferretti, ídolo e ex-goleiro do Grêmio, assumiu ser um homem gay.

O ex-atleta foi convidado para participar do podcast Nos Armários dos Vestiários, do Globo Esporte, e falou abertamente sobre sua orientação sexual. 

"O ambiente do futebol é muito hostil para um gay, muito mesmo. Eu fico imaginando quantos garotos desistiram de se tornar jogador de futebol por conta disso, por perceberem essa situação. Quantos talentos foram perdidos? O futebol perdeu, os clubes perderam, porque o ambiente realmente não ajuda", declarou ele.

Emerson era titular no time do Rio Grande do Sul quando, em 1993, sofreu uma fratura gravíssima na perna. Por causa da lesão, o goleiro teve que ficar dois anos afastado dos gramados e esse período mexeu com suas emoções e sua saúde mental.

"Eu me joguei desesperado. Na verdade, o desespero era outro, não era um desespero para não tomar gol. A minha vida pessoal, a cada defesa que eu fazia, cada vez que eu me destacava mais dentro de campo, o buraco vazio aumentava também inversamente proporcional. Quanto mais famoso eu ficava, mais difícil se tornava ser gay dentro desse ambiente", falou.

Ele continuou: "Quando eu quebrei a perna, e foi uma lesão grave que poderia inclusive ter acabado com minha carreira, porque quebrou a tíbia e fíbula, eu acabei saindo de cena. […] E foi o que me deu a oportunidade de poder repensar algumas coisas e começar a equilibrar isso. Foi inconsciente, mas foi um ato de desespero mesmo para tentar mudar o rumo das coisas".

Emerson entendeu sobre sua sexualidade e reafirmou que a orientação sexual jamais pode ser levada em consideração para invalidar uma pessoa.

"É possível ser gay, ídolo e ganhar títulos. Dá para ser um jogador talentoso. Dá para ter sucesso no futebol. Eu cumpri minhas obrigações dignamente. Fui profissional e entreguei desempenho, isso acaba me motivando para deixar um legado fora de campo também", disse.